O Aplicativo Monitora Covid-19 completou, nesta sexta-feira (26), 48 dias com mais de 7.500 pessoas atendidas. Até agora são 11.680 cadastros, um número que coloca a Paraíba em segundo lugar no país, perdendo apenas para a Bahia, com 16 mil, pioneiro na implantação do app. A maioria dos cadastros está concentrada na grande João Pessoa, com 60% de usuários. Nas regiões do Cariri, Brejo e Sertão, o número de cadastros é bem menor.
“Temos observado que, na grande João Pessoa, a população aderiu a proposta, desafogando os serviços de saúde. Provavelmente, as pessoas atendidas por meio do aplicativo iriam à procura de uma unidade, em busca de dúvidas simples. Através do aplicativo, tiveram atendimento e os casos foram resolvidos. Pretendemos dar essa mesma resposta nas regiões do Cariri, Brejo e Sertão. Por isso, é tão importante que a população se cadastre”, disse a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho.
Rayanna explicou que o aplicativo proporciona o atendimento médico em até 48 horas. “Dependendo dos casos, os médicos orientam para que as pessoas fiquem em casa ou é feito o encaminhamento para os postos de sáude e UPAs”, explicou. O aplicativo conta com uma equipe de retaguarda de 30 médicos, atendendo todos os dias da semana, das 8h às 20h.
O Monitora Covid-19 oferece atendimento por meio de um aplicativo que baixa no celular (smartphone e IOS). É mais uma ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para monitorar pacientes com sintomas do novo coronavírus.
A ferramenta funciona como triagem de classificação de risco e disponibiliza atendimento médico por ligações telefônicas e chat. Primeiramente, o usuário precisa baixar o aplicativo, preencher o cadastro e responder às perguntas. A partir daí, o algoritmo do Monitora Covid-19 faz a classificação do paciente, conforme as informações dadas.
Para ter acesso a esses atendimentos, é necessário baixar o aplicativo no celular, fazer o cadastro e responder a algumas perguntas que são uma espécie de triagem para que o aplicativo possa fazer a classificação de risco do paciente e o seu devido encaminhamento.
PB Agora
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°