Na noite desta sexta-feira, dia 10, através de levantamento feito pelos portais de transparência, a reportagem mostrou centenas de funcionários ligados à Prefeitura Municipal de Patos que receberam a 1ª parcela do auxílio emergencial, disponibilizada pelo Governo Federal diante da pandemia do novo coronavírus, COVID – 19.
A lista contém 20 funcionários efetivos, 31 comissionados e 198 contratados por excepcional interesse público da Prefeitura Municipal de Patos. Após a divulgação, muitas pessoas fizeram contato com o Patosonline para relatar que devolveram o recurso recebido. Outras fizeram silêncio, justificaram o direito de receber e alguns não entraram em detalhes, mas disseram que os recursos caíram nas contas sem solicitação alguma do auxílio emergencial. Uma parte disse que vai devolver o recurso, caso de confirma que houve irregularidade.
As advogadas gêmeas Talita e Tamar de Araújo Lucena, que são contratadas pela Prefeitura de Patos, relataram que devolveram o recurso desde o final do mês de junho, ou seja, na semana passada. Uma das irmãs receberam uma parcela e a outra duas.
Os comprovantes de devolução foram enviados pelas advogadas que relataram em trecho da nota enviada a redação: “Na mesma hora informei que não havia razão para saber tal auxílio, tendo em vista que não havia solicitado, sequer havia baixado o aplicativo para requerer tal auxílio, pois estava ocupando um cargo em comissão na Prefeitura Municipal de Patos/PB; No dia que tomei conhecimento, procurei me informar sobre como proceder para realizar a devolução... Como o valor estava na minha conta poupança, gerei a Guia de Recolhimento da União – GRU, no valor de R$ 600,00, através do seguinte link: https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao e realizei o pagamento através do débito em conta, no dia 03 de julho de 2020... No dia 08 de julho de 2020, comuniquei o ocorrido ao Secretário Municipal de Administração através de um ofício”.
As advogadas lamentaram a exposição dos seus nomes sem que estas fossem procuradas para explicar os acontecimentos.
A enfermeira Leilyanne Figueiredo de Oliveira Pereira também fez contato com a reportagem e reafirmou que fez a solicitação do auxílio emergencial por acreditar que tem direito. Ela disse que é viúva, mãe de 4 filhos e a renda da família gira em torno dela e, portanto, quando se divide o valor, ela se encaixa nos critérios do programa. Ela relatou ainda que se for o caso, diante da confirmação que ela não tem direito, o recurso será devolvido.
A chefe do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Município de Patos, Samara Maques, fez uma publicação e relatou: “...nunca solicitei esse auxílio, Graças a Deus trabalho e jamais faria uso indevido do dinheiro público! Total repúdio a esse site e a esse que se intitula jornalista Josivan Antero”, relatou em sua rede social.
A inspetora sanitária Francisca Hítala Gomes de Sousa mostrou comprovantes de devolução do recurso do auxílio emergencial desde o dia 16 de junho.
Várias pessoas mostraram que receberam o recurso de forma automática devido ter cadastro no Sistema Único de Assistência Social. Esse é o caso de Heverton Alves Gomes, porém, ele mandou documento comprovando a devolução. Heverton faz parte da coordenação do Bolsa Família em Patos.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°