Cristovão Pinheiro, tem uma longa história na comunicação. É jornalista, publicitário e presidente da Vide Comunicação Ltda. Ele coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais. Atualmente coordena o marketing governamental de algumas prefeituras no estado, presta consultoria em marketing politico e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants – associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.
Em entrevista,ele falou sobre a profissionalização das campanhas eleitorais na Paraíba, o perfil do eleitor atual, a importância do bom conteúdo e as tendências do marketing político para este ano na Paraíba.
Cristovão, as campanhas eleitorais estão cada vez mais profissionais na Paraíba?
Desde as eleições de 2000 eu venho observando fortes mudanças em nosso estado no que diz respeito à profissionalização das campanhas eleitorais e esta não aconteceu apenas em Campina Grande e João Pessoa, mais em todas as regiões do estado. Surgiram novos talentos no marketing politico, uma turma boa que começou a estudar, aprendeu a planejar e realizar boas campanhas. Com essa nova realidade o politico que pretende aumentar suas chances de vitória nas urnas ou se manter na vida pública, terá que ter uma equipe competente para planejar e mostrar seu conteúdo de forma organizada e criativa.
O eleitor está cada vez mais exigente?
Sim claro, o eleitor não está aceitando mais o politico que não lhe dar retorno. As pessoas não votam mais pelo que o politico fez e sim na esperança do que ele pode fazer. O que o politico fez tá feito, o povo quer coisa nova. Há pouco tempo atrás, muito gente acreditava que quando o político calçava uma rua, ou trazia qualquer beneficio ele estava fazendo um favor; hoje a coisa mudou, as pessoas veem isso como uma obrigação. Então quem pretende entrar e se manter na vida pública tem que ter uma ficha boa, ter uma historia de vida bonita e ter bons projetos para o povo.
Sabemos que a classe política está desacreditada. Quais os maiores desafios para despertar o interesse do eleitor?
Despertar o interesse do eleitor em um mundo de mesmices, onde a maioria da comunicação política é muito parecida, ser lembrado de forma positiva pelo eleitor e conseguir emociona-lo, são os maiores desafios de hoje para quem trabalha com marketing político. Para vencer estes desafios é importante termos em mente que um bom político se constrói com o tempo, onde sua história de vida deve ter um histórico de serviços prestados e uma bandeira de luta, a qual beneficiará o povo que ele pretende representar. Indo por este caminho mais cedo ou mais tarde ele irá despertar o interesse do eleitor.
Existe um fórmula para se fazer uma campanha vitoriosa?
Não existe uma fórmula pronta para se vencer uma eleição já que cada eleição é única, cheia de dinâmicas e influências durante o período. Mas se o candidato tiver algumas qualidades, como bom conteúdo, serviços prestados e propostas novas, as suas chances de vitória serão maiores.
As redes sociais terão poder de influenciar o voto este ano?
A importância das redes sociais nas eleições deste ano é inegável. Eu vejo que em alguns lugares ela terá maior poder de influencia do que outros. Eu não posso dizer que as redes sociais tem o mesmo poder de influencia do voto em São Paulo e na Amazônia. Mas se o candidato souber usar bem, não tenho dúvidas que trará resultados positivos durante a campanha.
Qual a importância das pesquisas eleitorais?
Eu particularmente não sei trabalhar sem pesquisas eleitorais e creio que qualquer profissional do marketing politico também não consegue fazer um bom trabalho sem elas. Durante muito tempo não foi dado o valor devido às pesquisas eleitorais qualitativas e quantitativas, costumeiramente eram tratadas apenas como números ou relatórios e quase nunca eram estudadas. Hoje a realidade é outra, o interesse é maior, o acesso é bem mais fácil e surgiram por todo o estado bons institutos de pesquisas e estudiosos do assunto. Mas é bom deixar bem claro que a pesquisa, seja ela qualitativa ou quantitativa, não pode determinar uma vitória ou derrota, mais é um instrumento fundamental para realização do planejamento e ajustes das campanhas eleitorais.
Folha da Paraíba.com.br
Mín. 21° Máx. 33°