A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, realizou na noite desta terça-feira 24, sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos legislativos 2015. A reunião aberta pela presidente da Casa, Nadi Gerlane Rodrigues, contou com a presença da prefeita Francisca Motta, secretários municipais, representante do Corpo de Bombeiros, da PM, STtrans e todos os vereadores, com exceção de Toinho Nascimento, que chegou após o fim da sessão, justificando que seu carro havia quebrado no trajeto para a Câmara.
Francisca Motta, em seus comentários, desejou que este ano haja maior desempenho e equilíbrio dos gestores nas decisões administrativas em prol da sociedade Patoense. Falou da sua tristeza de ter sido obrigada pela Justiça a tomar a decisão de demitir 1.200 funcionários. “Foi algo muito triste, a maioria ganhava um salário mínimo, precisava muito, mas por decisão judicial fomos obrigados a afastar essas pessoas. Isso marcou muito o início de minha gestão”, comentou a prefeita de Patos.
Elogiou a postura, o trabalho do Legislativo, em nome da presidente Nadi, e de sua equipe de governo. Falou das cobranças que faz a seus auxiliares, cobrança que faz principalmente a ela mesma e que pede envolvimento de todos, para que cumpram com a responsabilidade perante à população. “Preciso muito do apoio de vocês (equipe de governo) para que possamos fazer um trabalho que atenda às necessidades do povo. É obrigação do gestor dar uma resposta com muito trabalho, dedicação, à sociedade”.
Citou o trabalho da imprensa, e seu papel de cobrar dos gestores ações, atos para o progresso da localidade. Disse ser preciso ter a responsabilidade de saber separar a crítica construtiva daquela que quer prejudicar o governo.
Leu um discurso em que fez um relato de sua administração, tipo prestação de contas, citando ações como climatização das escolas, inauguração da Alça Sudeste, Canal do Frango, calçamentos, construção de praças, Concha Acústica, Centro de Referências de Assistência à Mulher, academias da saúde, obras a serem entregues como canal do Noé Trajano, Teatro Ernani Satyro, reforma e ampliação da sede do SAMU, construção de casas populares, dentre outras. Falou do bom momento que Patos vive, sendo destaque pelo seu crescimento econômico e chagada de novos empreendimentos.
Sobre a crise financeira que assola o Brasil a prefeita de Patos diz que desde novembro último que vem planejando redução de gastos, isso baseado nas recomendações do TCE e da Federação de Associações dos Municípios da Paraíba (Famup). Destacou a preocupação com o pagamento da folha, que vem ocorrendo sendo cumprido, com contrapartidas de obras, que o Município tem que cumprir, mas que a tônica de seu governo em economizar para gerir com responsabilidades o erário público.
Durante entrevista à imprensa ela ainda falou da UPA do Campo da Liga, que deveria ter sido entregue à população em 2011, mas que agora falta somente ser equipada. “Estamos aguardando os recursos do Ministério da Saúde para licitar os equipamentos. O prédio já foi concluído e espera somente isso”, finalizou a prefeita Francisca Motta.
Texto: Marcos Eugênio - Pbnotocias
Foto manchete - Marcos Eugênio
Foto interna - Facebook de Daniel Almeida
Mín. 20° Máx. 36°