Quinta, 01 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Política Politica

Dinaldinho destaca importância das energias renováveis durante reunião em Santa Luzia

30/10/2015 às 11h59
Por: PATOS ONLINE Fonte:  Assessoria
Compartilhe:

O deputado estadual Dinaldinho Wanderley (PSDB) participou de reunião, no município de Santa Luzia, dentro do projeto Gabinete Itinerante, onde foi apresentado o projeto de instalação do Complexo Eólico Ventos de Arapuá - Parque Eólico Chafariz 6 e Canoas 2 - localizado no Vale do Sabugi. A instalação que será feita por meio da união dos grupos Iberdrola e Neoenergia – Força Eólica no Brasil terá investimento de até R$ 2 bilhões e beneficiará diretamente os municípios de Santa Luzia, São Mamede, Areia de Baraúnas e São José do Sabugi.

O deputado Dinaldinho, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar das Energias Alternativas, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e que tem como presidente o deputado Renato Gadelha (PSC), destacou a importância do projeto para a região. “Esse é uma ação importante que vai oferecer energia limpa e também possibilitará a geração de emprego e renda para os paraibanos”, destacou.

De acordo com o projeto apresentado, a região do Vale do Sabugi foi escolhida para abrigar o empreendimento pelo potencial eólico e sua infraestrutura rodoviária. O empreendimento vai garantir energia limpa para mais de 150 mil consumidores com a produção de 65,1 megawatts. Para se ter uma ideia, apenas nos municípios de Santa Luzia e de São José do Sabugi serão produzidos 25,2 megawatts o que dará para beneficiar 52 mil residências.

Na Assembleia Legislativa o deputado Dinaldinho Wanderley apresentou um projeto de Lei que trata do tema. Ele sugere que o Governo do Estado estabeleça condições gerais para isenção de ICMS de microgeração e minigeração de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 100 KW e que utiliza fontes com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conforme regulamentação da Anatel.

“Sem o incentivo à produção de energia, voltaríamos a utilizar baterias para armazenar a energia produzida para consumo, sem que houvesse uma produção de energia limpa e sustentável. Essas novas energias vão podem evitar um possível colapso no país por conta de um sistema que está totalmente saturado”, disse o deputado.

Participaram também da reunião ao lado do deputado, os prefeitos de Santa Luzia, Ademir Morais; de São Mamede, Chagas Lopes; e de São José do Sabugi, Nelis Dantas.

Energias renováveis - São aquelas que vêm de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 318.105 mil megawatts (MW), e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas.
 
Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Sex 36°C 18°C
Sáb 36°C 18°C
Dom 35°C 22°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras