Representantes da das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e da Câmara de Vereadores, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (12), na sala de comissões da Câmara Municipal, para articular uma ação conjunta em prol das gestantes referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos CRAS do município e que são beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O encontro marcou o ponto inicial do planejamento de um evento que acontecerá na próxima sexta-feira (21), no Fórum Miguel Sátyro, onde na oportunidade serão entregues 360 kits de repelentes para as gestantes, assim como preconiza o Ministério da Saúde.
“É um trabalho integrado entre a Secretaria Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Câmara, para cumprirmos a orientação do Decreto Federal 8.716, onde diz que a atenção básica junto com a secretaria de Desenvolvimento Social deve efetuar uma entrega de kits de repelentes, para evitar que o aedes aegypti venha causar prejuízos às gestantes, e consequente microcefalia nos bebês. Então, em reunião com a vereadora Nadir e junto com toda a rede de atenção básica, efetuamos um planejamento onde no dia 21 desse mês, às 9 horas da manhã, no Fórum, a gente vai fazer um mega evento para acolhermos e todas as gestantes fazermos a entrega desses kits,” revelou a secretária de Desenvolvimento Social do município, Edjane Araújo.
A ação que acontece de forma conjunta através da parceria entre secretarias municipais e poder legislativo, visa implementar e dar continuidade à ação de conscientização, prevenção das doenças transmitidas pelo aedes aegypti, principalmente, a zika tendo em vista a comprovação da sua ligação com os casos de microcefalia.
Para a vereadora Nadigerlane Rodrigues, essa é uma oportunidade de intensificar as ações desenvolvidas em prol das gestantes no município, como também será um momento de orientação para as gestantes que receberão os kits.
“Através dessa parceria, a gente viu a oportunidade de intensificar um trabalho que a Câmara tem voltado para gestante, de humanização em todo esse período de gestação. Esses kits já são distribuídos normalmente, a nossa preocupação é como a gestante está utilizando. A enfermagem faz sim o trabalho importantíssimo em relação a essa distribuição, em relação a essa orientação, mas nós queremos intensificar, nós queremos contribuir, tendo em vista que se aproxima o período chuvoso e nós sabemos que nesse período existe o aparecimento maior do Zika vírus, e a gente não pode baixar a guarda,” destacou a vereadora Nadir.
Além da distribuição dos kits, haverá dentro da programação do evento palestras educativas, orientação profissional e dança materna com a Rede de Apoio Amor d’Doula.
Mín. 20° Máx. 35°