Terça, 29 de Julho de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Luiz Severo
Banner Psique
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Política Politica

Força-tarefa da Lava Jato diz que decisão de Marco Aurélio Melo 'consagra a impunidade'

19/12/2018 às 19h44
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

O coordenador da Força-Tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (19) que a decisão do ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), “consagra a impunidade”.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Em nome da força-tarefa da Lava Jato, Dallagnol disse que a decisão é equivocada e viola o princípio da estabildiade das relações jurídicas. De acordo com o procurador, o ministro contrariou a sociedade e violou princípios do próprio Supremo.

"Essa decisão nos pegou de surpresa. Essa foi uma decisão tomada às vésperas do recesso, violando o princípio da colegialidade, no momento em que torna difícil buscar possibilidades de revisão, fugindo completamente dos parâmetros, de modo isolado dentro do STF, que quebra a estabilidade das decisões do próprio supremo, o esquema de precedentes", disse o coordenador.

Para ele, a decisão vai na direção contrário do "espírito de fim da impunidade, que hoje inspira a sociedade brasileira".

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O procurador disse que para a força-tarefa foi uma "decisão isolada de um ministro do STF". "Nós não entendemos essa decisão como da instituição STF. Existe uma decisão sim da instituição que está vigendo e que autoriza a prisão após condenação em segunda instância", explicou.

Efeitos para a Lava Jato

Nas contas dos procuradores, hoje há 35 réus da Lava Jato presos após decisão em segunda instância. Eles não souberam informar, porém, quantos deles estão presos preventivamente, o que poderia impedir a soltura.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

Conforme Dallagnol, o caso vai além do caso do ex-presidente Lula. Ele disse que confia que a Procuradoria Geral da República agirá para reverter a decisão.

A defesa de Lula requisitou à Justiça Federal do Paraná a expedição de alvará de soltura minutos depois da divulgação da decisão do ministro do STF.

"Nós estamos sinceramente, um pouco cansados de tantas decisões que significam reviravoltas no mundo jurídico e que atrapalham a condução das nossas investigações. Nós desejamos um sistema que é o mesmo sistema que a sociedade deseja: com estabilidade, previsibilidade, um sistema necessário para o desenvolvimento dos negócios no país, desenvolvimento econômico e social", disse Dallagnol.

 

Do G1/PR

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 20°C
Sex 32°C 18°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras