Com a aprovação da emenda constitucional que põe fim as coligações para as eleições proporcionais, os partidos políticos terão direito a lançar 150% do número de vagas existentes nas câmaras municipais.
O advogado Fillipe Palmeira, afirmou nesta quinta-feira, (25), durante o jornal notícias da manhã, da Rádio Espinharas de Patos, 97,9 FM, que a mudança é resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 282/16), que estabelece as novas regras para as eleições do ano que vem.
“A eleição para vereador no ano de 2020 será diferente. Várias mudanças nas regras eleitorais entrarão em vigor e provocará um novo cenário” destacou o advogado.
Em relação a Patos, a nova regra irá permitir o lançamento de até 26 candidatos a vereador, ao invés de 34 nomes como aconteceu nas eleições proporcionais de 2016.
Além do fim das coligações, proporcionais e do do número de candidatos que cada partido poderá lançar, haverá mudanças em relação ao fundo especial de financiamento de campanha, redução do tempo de domicílio eleitoral, entre outras modificações. Ouça as explicações do advogado Fillipe Palmeira:
patosonline.com, com áudio de Misael Nóbrega
Mín. 22° Máx. 32°