A juíza Carolina Lebbos autorizou transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está detido na carceragem a Polícia Federal (PF), em Curitiba, para um estabelecimento prisional de São Paulo. A decisão foi publicada no sistema da Justiça Federal do Paraná às 8h46 desta quarta-feira (7).
A juíza disse que caberá à Justiça no estado de São Paulo definir onde Lula cumprirá o restante da pena. A data da transferência não foi definida.
Quem pediu a transferência foi a Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, onde Lula está detido desde abril de 2018. Ele cumpre pena de 8 anos e 10 meses pela condenação na Lava Jato no caso do triplex em Guarujá (SP).
A PF do Paraná alega que, por conta da prisão de Lula, os órgãos de segurança têm de atuar de forma permanente para evitar confrontos entre "grupos antagônicos" e que toda a região teve a rotina alterada. O órgão diz que ainda que as instalações são limitadas para presos de longa permanência.
G1
VEJA ABAIXO O TEXTO DO PORTAL TERRA SOBRE ESSE ASSUNTO:
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será transferido de Curitiba para São Paulo. Ele está preso na carceragem da Polícia Federal na capital paranaense desde abril do ano passado. A determinação para a mudança foi assinada pela juíza Carolina Lebbos, da Justiça Federal no Paraná.
Lula foi condenado no processo do Tríplex no Guarujá. Foi considerado que a reforma do imóvel, feita pela construtora OAS, foi uma forma de pagar propina ao político.
Essa é a única condenação em segunda instância do petista até agora -- ou seja, único caso pelo qual ele poderia ser preso. O político, porém, enfrenta outros processos.
Em primeira instância, ele foi condenado a prisão devido a supostas irregularidades que envolvem um sítio em Atibaia. Esse processo estaria próximo de ser julgado também pela segunda instância.
Luiz Inácio Lula da Silva teve toda sua carreira política e a maior parte de sua vida desenvolvida na Região Metropolitana de São Paulo, em São Bernardo do Campo.
Terra
Mín. 21° Máx. 34°