João Leuson Palmeira, reitor do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), foi contatado para falar sobre o corte do Financiamento Estudantil (FIES) por parte do Governo Federal. Desde o mês de julho, o Ministério da Educação (MEC), através do Ministro Abraham Weintraub, não faz repasses e está causando prejuízos incalculáveis para universitários e as instituições contemplados.
“O impacto é desastroso! Desde julho que não recebemos nada de repasse financeiro do FIES. Estamos avaliando se vamos continuar oferecendo FIES para alguns cursos da UNIFIP. Aguardamos soluções para um melhor desenvolvimento no financiamento estudantil”, relatou João Leuson.
De acordo com informações, os recursos pelo FIES repassados para UNIFIP chegam a quase Três Milhões de Reais. Centenas de estudantes universitários que dependem do financiamento para dar continuidade aos cursos superiores em instituições privadas estão desesperados, pois sem o financiamento podem ter que encerrar os estudos ou buscar pagar suas mensalidades por outros meios.
O Governo do presidente Bolsonaro (PSL) tem promovido um verdadeiro desmonte na educação superior nas instituições federais e também começa a atingir as formas de financiamento para os estudantes nas universidades e faculdades privadas. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) também corre o risco de ter recursos suspensos.
Criado em 2004, o PROUNI oferece bolsas de 50% a 100% nas faculdades privadas. O FIES foi criado em 1999 para dar condições de pagamento de mensalidades para estudantes que não podem pagar sua formação em nível universitário. Os dois programas estão correndo risco de continuidade.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°