O advogado Joacil de Sousa Martins, representante jurídico dos partidos PDT e DEM na Ação de Investigação Judicial Eleitoral que resultou na anulação dos votos da chapa de 19 vereadores do Republicanos de Teixeira, disse nesta sexta-feira (12), na Rádio Universidade FM de Patos 105,1, que o Republicanos apresentou duas candidatas laranjas nas eleições de 2020 daquele município.
De acordo com o advogado, as candidaturas de Maria Patrícia(3 votos) e Débora Duarte(1 voto), foram registradas de maneira fictícia pelo Republicanos, resultando na sentença do Juiz da 30ª Zona Eleitoral com sede em Teixeira, Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, que foi baseada na lei que determina a distribuição de vagas entre os candidatos, com o mínimo de 70% para um dos sexos, em relação a cota de gêneros.
“Esse tipo de comportamento tem única e exclusivamente o objetivo de lesar a Justiça Eleitoral, pois estas não desejavam disputar vaga no parlamento Mirim da cidade de Teixeira”, destacou o advogado.
Ele refutou as alegações da defesa do Republicanos, de que tenha havido uma armação política para conseguir a anulação dos votos, e disse que as candidatas não fizeram campanhas para si mesmas, fato que segundo ele, ficou comprovado na sentença.
Joacil afirmou também que embora o processo seja passivo recurso, está confiante na manutenção do resultado na instância final do judiciário.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio da Rádio Universidade FM
Mín. 21° Máx. 34°