As vagas dos vereadores Nildinho, Mada da Saúde e Raimundo Costa, eleitos pelo Republicanos em Teixeira nas eleições de 15 de novembro de 2020, ficarão com candidatos do PDT e do DEM, caso a Justiça Eleitoral mantenha em grau de recurso, a decisão do juiz da 30ª Zona Eleitoral, Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, que em decisão de 1ª instância determinou a anulação dos votos dos 19 candidatos do Republicanos no último pleito.
A mudança beneficiaria o primeiro suplente do PDT, Alberto Vidal Doguinha, e os dois primeiros suplentes do DEM, caso dos candidatos Ranieri Soldado e Rodinel.
Na sentença da Ação de Investigação Judicial Eleitoral-AIME, o juiz entendeu que o Republicanos cometeu irregularidades na distribuição da Cota de Gênero, e apresentou as chamadas "candidaturas laranjas", ferindo o que reza a Lei 9.504/97, além de tornar os 19 candidatos inelegíveis por 8 anos.
Se confirmada a anulação dos 2.120 votos obtidos pelos Republicanos, o Quociente Eleitoral de Teixeira cairia de 840 para 655 votos, o que deixaria a distribuição das bancadas com 5 vagas para o PDT, 2 para o MDB e 4 para o DEM.
COMO FICARIA O CÁLCULO DAS VAGAS
O PDT, que teve 2.721 votos, elegeria quatro candidatos pelo Quociente Eleitoral e faria mais um na sobra, com a média de 544 votos.
No caso do DEM, o partido alcançou 2.028 votos no pleito e elegeria 3 vereadores de forma direta pelo Quociente Eleitoral. A última vaga seria pela sobra com média de 507 votos.
Os 1.503 votos do MDB seriam suficientes para eleger 2 vereadores pelo Quociente Eleitoral. Na disputa pela terceira vaga o partido teria média de 501 votos, insuficiente para garantir a vaga.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Mín. 20° Máx. 35°