Sexta, 19 de Setembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Política Locais, Politica

Ministério Público da Paraíba recomenda que Prefeitura de Patos não libere verbas a entidades privadas do terceiro setor

A recomendação foi expedida pelo 4º promotor de Justiça de Patos, Carlos Davi Lopes Correia Lima. O prefeito tem 10 dias úteis para informar se acatará a recomendação.

01/09/2022 às 11h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Assessoria/MPPB
Compartilhe:
Sede do MPPB em Patos (Foto: Reprodução)
Sede do MPPB em Patos (Foto: Reprodução)

O Ministério Público da Paraíba recomendou ao prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que não realize a execução orçamentária (liberação dos valores) das emendas parlamentares impositivas que se destinem a entidades privadas do terceiro setor (organizações da sociedade civil) até que o MP verifique a regularidade das entidades, sua destinação social e o cumprimento das formalidades das Leis 13.019/14 e 12.527/11. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A recomendação foi expedida pelo 4º promotor de Justiça de Patos, Carlos Davi Lopes Correia Lima. O prefeito tem 10 dias úteis para informar se acatará a recomendação.

De acordo com o promotor, os vereadores de Patos apresentaram emendas impositivas ao orçamento, destinando mais de R$ 500 mil a entidades privadas sem finalidades lucrativas, sem demonstração da finalidade pública subjacente, assim como dos critérios de alocação dos recursos e forma da prestação de contas superveniente, sendo que algumas dessas entidades, aparentemente, não possuem finalidade social relevante.

Ainda conforme o promotor de Justiça, a recomendação foi expedida em razão da necessidade de apurar a regularidade da constituição das entidades contempladas nas emendas impositivas, sua finalidade social, forma da prestação de contas ulterior, entre outros requisitos estabelecidos nas Leis 13.019/14 e 12.527/11.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O promotor Carlos Davi Lima aponta, na recomendação, que as organizações da sociedade civil devem atender aos requisitos da Lei 13.019/14 para recebimento de recursos públicos, sendo necessária a celebração termo de colaboração ou de fomento, oportunidade em que serão verificadas a regularidade da entidade, bem como o cumprimento da finalidade de relevância pública.

Além disso, a efetiva aplicação dos recursos públicos e o alcance da finalidade de interesse social devem ser fiscalizados pela comissão de monitoramento e avaliação do Município, a teor da Lei 13.019/14.

Por Assessoria/MPPB

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Sáb 35°C 21°C
Dom 35°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras