
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de uma decisão do ministro, Raul Araújo, negou continuidade ao recurso apresentado pelo PSOL, contra a diplomação do deputado federal Cabo Gilberto e do deputado estadual Walber Virgolino, ambos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na ação, o PSOL e alguns filiados, a exemplo de Tárcio Teixeira, Adjany Simplício, Olímio Rocha e Alexandre Melo, acusam os parlamentares de incentivar nas redes sociais os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando ocorreu a depredação do Supremo tribunal Federal-STF, da Câmara e do Senado Federal, além do Palácio do Planalto.
O Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) apresentado no TSE teve relatoria do ministro Raul Araújo, o qual considerou hoje que a impugnação envolve as Eleições 2022, mas questiona atos de janeiro de 2023.
Em seu parecer, o ministro afirmou que "apesar de a impugnação envolver as eleições gerais de 2022, o RCED é manifestamente incabível, uma vez que apresentado com fundamento em suposta causa de inelegibilidade surgida em janeiro de 2023. Segundo o art. 262, § 2º, do Código Eleitoral, Art. 262. [...] § 2º A inelegibilidade superveniente apta a viabilizar o recurso contra a expedição de diploma, decorrente de alterações fáticas ou jurídicas, deverá ocorrer até a data fixada para que os partidos políticos e as coligações apresentem os seus requerimentos de registros de candidatos."
Com esse argumento, o ministro Raul Araújo concluiu que "ante o exposto, com base no art. 36, § 6º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, nega-se seguimento ao RCED, ficando prejudicada a análise do pedido de liminar."
Walber Virgolino e Cabo Gilberto já haviam se manifestado em ocasião anterior, alegando que a acusação não tinha fundamento, e que não prosperaria.
Por Genival Junior -Patosonline.com
Com informações de Clickpb
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora Mín. 22° Máx. 36°