Choveu forte nas últimas horas em Patos e região, provocando a cheia nos Riachos e o transbordamento de alguns açudes de pequeno porte. Esse fato provocou um fenômeno que já há algum tempo não era registrado pelos agricultores locais, a chamada “corrida de peixes”.
A corrida nada mais é do que o período em que os peixes aproveitam as cheias e saem pelos riachos com água buscando locais para a desova. Esses locais são geralmente reservatórios de grande porte.
Nessa passagem dos peixes pelos riachos, que são geralmente de pouca profundidade, é possível sem muito esforço fazer a captura desses peixes. Essa prática é antiga e bem popular aqui na nossa região e um momento comemorado há muito tempo desde os nossos ancestrais.
Os peixes mais comuns aqui no Sertão que costumam subir pelas águas dos nossos riachos são: Traíra (Hoplias malabaricus), Curimatã (Prochilodus lineatus), Piau (Leporinus), e em alguns casos a Tilápia (peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrocidolita e em particular ao gênero Tilápia).
Como a previsão é de mais chuva para as próximas horas, segundo o serviço de meteorologia, a tendência é que os riachos continuem com água, e novas cheias sejam registradas, trazendo mais peixes para a alegria dos sertanejos.
Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°