
Choveu forte nas últimas horas em Patos e região, provocando a cheia nos Riachos e o transbordamento de alguns açudes de pequeno porte. Esse fato provocou um fenômeno que já há algum tempo não era registrado pelos agricultores locais, a chamada “corrida de peixes”.
A corrida nada mais é do que o período em que os peixes aproveitam as cheias e saem pelos riachos com água buscando locais para a desova. Esses locais são geralmente reservatórios de grande porte.
Nessa passagem dos peixes pelos riachos, que são geralmente de pouca profundidade, é possível sem muito esforço fazer a captura desses peixes. Essa prática é antiga e bem popular aqui na nossa região e um momento comemorado há muito tempo desde os nossos ancestrais.
Os peixes mais comuns aqui no Sertão que costumam subir pelas águas dos nossos riachos são: Traíra (Hoplias malabaricus), Curimatã (Prochilodus lineatus), Piau (Leporinus), e em alguns casos a Tilápia (peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrocidolita e em particular ao gênero Tilápia).
Como a previsão é de mais chuva para as próximas horas, segundo o serviço de meteorologia, a tendência é que os riachos continuem com água, e novas cheias sejam registradas, trazendo mais peixes para a alegria dos sertanejos.
Patosonline.com
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia Mín. 23° Máx. 34°