O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes rebateu uma fala de Lula na qual o petista defendeu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmando que o “conceito de democracia é relativo”.
“O conceito de democracia não é relativo. Após a superação dos regimes totalitários do século XX, a democracia não pode, seriamente, ser concebida como uma fórmula vazia, apta a aceitar qualquer conteúdo”, disse Gilmar nas redes sociais no domingo (2).
Em entrevista na quinta-feira (29), quando foi questionado sobre o governo do país vizinho, Lula afirmou que a “Venezuela tem mais eleições do que o Brasil”. “A Venezuela, ela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim”, declarou o petista.
Sobre essa justificativa, Gilmar defendeu que a realização de eleições não garante o regime democrático: “A realização de eleições, em tal hipotético cenário, jamais poderia afiançar o caráter democrático de um regime político. Aos eleitores, não cumpre escolher entre governo e oposição, mas apenas referendar a vontade do ditador de plantão”.
No mês passado, Lula recebeu o presidente da Venezuela no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente brasileiro afirmou que o país vizinho é vítima de “narrativas mentirosas”. “Existe uma narrativa no mundo de que na Venezuela não tem democracia e que ele cometeu erros. Eu disse para ele [Maduro] que é a obrigação dele construir a narrativa com os fatos verdadeiros”, afirmou Lula.
Fonte: O Sul
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL Mín. 22° Máx. 36°