O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, nesta segunda-feira (10), a realização de novas eleições para vereador no município de Mãe d’Água, cidade localizada na Região Metropolitana de Patos.
A decisão foi tomada em função do uso fictício por parte do partido Republicanos, de candidaturas femininas para burlar a cota de gênero. No entendimento da Corte, a manobra prejudicou as demais legendas quer disputaram o pleito de 2020, em Mãe d'Água.
Com a decisão, perdem os mandatos os vereadores: Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).
O voto do relator foi acompanhado pelos outros seis membros da Corte. Na decisão, o TRE-PB determinou que a cassação dos vereadores deve ser cumprida imediatamente e a nova eleição seja feita na maior brevidade possível.
Na eleição de 2020, o Republicanos somou 2.410 votos, com 11 candidatos votados, e outros 79 votos de legenda, o mesmo que 73,92% dos 3.260 votos válidos que ocorreram no município.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Eleições 2026 Nabor aponta Adriano Galdino como nome forte para possível vice de Lucas Ribeiro em 2026
Cassação Justiça Eleitoral cassa chapa do Podemos em Matureia por fraude à cota de gênero
Convocação Secretário anuncia nova convocação de aprovados em concurso público da PB Saúde
Transparência MPPB recomenda suspensão de emendas parlamentares em quatro municípios paraibanos por falta de transparência
Escala de trabalho Hugo Motta envia proposta de fim de escala 6x1 para a CCJ
Tornozeleira Projeto de lei propõe cobrança de presos monitorados por gastos com tornozeleira eletrônica
Convocação extra Prefeito convoca Câmara Municipal de Patos para sessões extraordinárias durante o recesso parlamentar
Eleições 2026 Ex-vice de Pedro, Domiciano Cabral, e ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral, oficializam apoio à chapa governista com Lucas, João e Nabor para as eleições de 2026
Eleições 2026 Lula diz que eleição será guerra: “Não tem mais Lulinha paz e amor” Mín. 22° Máx. 35°