
Em participação no programa Notícias da Manhã, da Rádio Espinharas FM, desta terça-feira, dia 18 de julho, o deputado estadual e ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda, trouxe atualizações sobre o acidente envolvendo um van do município durante a madrugada de ontem (17), na BR-230, em Gurinhém, e disse que o episódio demonstra a necessidade da descentralização e investimentos por parte do Governo do Estado na área de Saúde do Sertão paraibano.
Segundo o parlamentar, a van se deslocava de Conceição até João Pessoa, com cerca de 14 pessoas, todas em busca de tratamento de saúde de alta complexidade, que só é encontrado na capital, como costumeiramente é feito.
"Há bastante tempo que a prefeitura faz esse tipo de transporte, graças a Deus nunca aconteceu nenhum incidente, esse foi o primeiro, isso acontece há mais de 10, 12, 15 anos, não só Conceição, acredito eu que isso é uma prática da grande maioria das cidades do Sertão, que fazem esse tipo de transporte pra João Pessoa, é uma prática comum, normal pra nós sertanejos, que procuramos a capital do Estado em busca de um melhor atendimento", disse.
O parlamentar disse ainda que esse episódio demonstra a necessidade de descentralização das ações de saúde por parte do Governo do Estado, e mais investimentos para tratamentos de alta complexidade também no Sertão.
"Isso demonstra a necessidade da descentralização das ações de saúde por parte do Estado. Não basta investir nos grandes centros, como João Pessoa e Campina, e deixar o Sertão sem essa possibilidade de ter um tratamento especializado de alta complexidade. Isso demonstra a necessidade de descentralizar as ações de saúde, são exames de alta complexidade, a gente precisa que o governo invista na interiorização dos serviços de saúde, principalmente na área de oncologia e traumatologia, é isso que a gente precisa aí no Sertão. Patos já é um pouco avançado, tem parte desses serviços, mas não suporta a demanda do Estado, por isso há necessidade de levar essas ações pro Vale do Piancó, pra região de Princesa, até pra desafogar Patos e Campina Grande. A gente espera que com esses acontecimentos o Governo do Estado tenha um olhar diferenciado pro Sertão", comentou o deputado.
Ele lamentou o acidente ocorrido e disse que, felizmente, nenhum óbito foi registrado. Nove vítimas já tiveram alta médica do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e apenas cinco continuam internadas, sendo três delas em estado mais grave.
"Infelizmente aconteceu esse acidente, foi uma fatalidade, graças a Deus nenhuma pessoa veio a óbito, dessas quatorze, nove já tiveram alta do Hospital de Trauma, pra onde foram socorridas, apenas cinco continuam no hospital, dessas cinco, duas já passaram pelo procedimento cirúrgico ontem e as outras três estão em observação, mas das cinco, três em estado grave. Estamos aguardando o dia de hoje pra vê a reação desses pacientes, mas graças a Deus, nenhum óbito foi registrado até o momento", comentou.
O deputado disse que a Prefeitura Municipal de Conceição tem prestado todo apoio e solidariedade às vítimas desde o início e ele mesmo vem acompanhando o caso de perto, no Hospital de Trauma.
"A Prefeitura de Conceição desde o início tem prestado todo o apoio e solidariedade às pessoas, eu pessoalmente compareci ao local de imediato e passei o dia no Hospital de Trauma acompanhando todo o desenrolar desse processo, e neste momento já estou a caminho novamente do Hospital de Trauma, para prestar o nosso apoio, solidariedade e saber das informações do dia de hoje", disse Nilson.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com
Sonora: Misael Nóbrega/Rádio Espinharas FM
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora Mín. 21° Máx. 36°