Terça, 16 de Setembro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Política Politica

Desembargador determina que prefeito de São Mamede seja transferido para o Presídio Regional de Patos

No presídio, nenhum dos detentos terão direito à uma cela especial. Porém, o prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, ficará isolado dos demais presidiários

18/08/2023 às 18h35
Por: PATOS ONLINE Fonte: Leonardo Abrantes – MaisPB
Compartilhe:

O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, do Tribunal de Justiça da Paraíba, determinou nesta sexta-feira (18) que os suspeitos de corrupção na Prefeitura de São Mamede saíssem da custódia no Batalhão de Bombeiros de Patos diretamente para o presídio Masculino Romero Nóbrega, na mesma cidade.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

No presídio, nenhum dos detentos terão direito à uma cela especial. Porém, o prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson de Morais Lima (União Brasil), ficará isolado dos demais presidiários. Enquanto isso, os braços direitos do gestor, Josivan Gomes Marques e Maxwell Brian Soares de Lacerda, vão se unir aos demais presos por não “ostentarem condição institucional”.

“Vislumbro que [Umberto] deve ser detido em cela comum, mas em separado dos demais presos provisórios. De fato, em que pese não faça jus à prisão especial, entendo que sua segregação no mesmo ambiente que os demais encarcerados por outros diversos delitos teria o condão de acarretar perigo concreto e iminente à sua integridade física e psicológica”, disse o desembargador.

“Não há elementos indicativos de que os detentos provisórios Josivan Gomes Marques e Maxwell Brian Soares de Lacerda ostentam condição institucional para ocuparem a Sala de Estado Maior, ainda que em razão de prisão provisória (não decorrente de condenação definitiva)”, continuou.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Outro membro do esquema de corrupção de direcionamento de licitações, desvios de recursos, corrupção e lavagem de dinheiro é o ex-procurador-geral da Câmara de São Mamede, João Lopes de Sousa Neto. Este se entregou às autoridades na manhã desta última quinta-feira (17) e, por isso, não integrou os outros três, que foram encaminhados ao presídio.

Relembre o caso

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), e a PF acreditam que o prefeito Umberto Jefferson, através de fraudes em processos licitatórios, tenha causado prejuízo aos cofres públicos de São Mamede em cerca de R$ 8 milhões. Inclusive, teria usado o dinheiro para construir uma casa de luxo, em Patos.

A PF deflagrou a Operação Festa no Terreiro nesta última terça-feira (15), onde três dos quatro envolvidos no esquema foram presos. Esta operação é um desdobramento da Operação Bleeder, deflagrada logo após o primeiro turno das Eleições 2022, em 14 de outubro.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Leonardo Abrantes – MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 22°C
Sex 35°C 22°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras