Na esteira de uma greve realizada por prefeitos paraibanos na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), demonstrou preocupação com a situação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Neste ano de 2023, o FPM havia sido reduzido em comparação com o ano anterior, o que gerou manifestações de diversos municípios do estado. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), assegurou que o presidente Lula não permitirá mais reduções no repasse.
A principal reivindicação dos prefeitos era um aumento de apenas 1,5% no repasse federal aos municípios, especialmente devido à diminuição ocorrida nos últimos dois meses das transferências. O senador paraibano discutiu essa pauta municipalista em uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
"O que o ministro Rui Costa garantiu é o que o governo já assumiu. O Governo Lula afirmou que nenhum dos 5.570 municípios deixará de receber pelo menos o que recebeu no ano passado. Isso já é uma garantia de que não haverá prejuízo em relação ao ano anterior", assegurou o senador em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais.
A expectativa é que o governo utilize estratégias para garantir que os municípios recebam o mesmo montante de repasse do ano passado. Uma dessas estratégias pode envolver o uso de recursos relacionados ao período da pandemia, onde verbas não foram utilizadas devido à transição de volta às atividades normais.
Patosonline.com
Com informações do MaisPB
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação Mín. 21° Máx. 36°