Terça, 26 de Novembro de 2024
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Política Politica

Vereadores de Pombal podem aprovar mudança na Lei e ‘desobrigar’ prefeitura de fornecer transporte a universitários

Pela ideia defendida pelos vereadores aliados da gestão municipal, o transporte será oferecido, “desde que não haja comprometimento das obrigações com a educação básica”. Para a oposição, o termo “desde que” é uma autorização para o governo municipal justificar o não fornecimento do transporte

09/09/2023 às 22h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Blog do Naldo Silva
Compartilhe:
Foto: Decom – PMP
Foto: Decom – PMP

Uma proposta de alteração na Lei Orgânica [a ‘Constituição’] do município de Pombal está gerando polêmica e dividindo o posicionamento dos vereadores locais, por causa do seu teor, que pode liberar a administração da obrigatoriedade, hoje existente, de fornecer transporte para estudantes universitários que cursam o nível superior em outras cidades do Sertão do Estado.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O embate teve início após o Poder Legislativo aprovar Lei obrigando o cadastramento de todos os alunos que utilizam o serviço, impondo a condição de ser eleitor de Pombal para usufruir do benefício.

Após ação do Ministério Público, a justiça local concedeu liminar e determinou a suspensão da exigência do domicílio eleitoral, observando que tal situação não está contida na Lei Orgânica.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Logo após a decisão judicial, a bancada de apoio do prefeito Abmael Lacerda (Verissinho) apresentou projeto para alterar um dos artigos da ‘Lei Maior’ que obriga o transporte, sem impor condições financeiras.

Pela ideia defendida pelos vereadores aliados da gestão municipal, o transporte será oferecido, “desde que não haja comprometimento das obrigações com a educação básica”.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Para a oposição, o termo “desde que” é uma autorização para o governo municipal justificar o não fornecimento do transporte, utilizando argumentos de falta de ônibus e/ou dificuldade financeira.

Em 2017, a justiça chegou a bloquear mais de R$ 80 mil dos cofres municipais para pagar veículos particulares para que o transporte não fosse prejudicado.

O vereador Romero Freitas, líder da oposição, apresentou requerimento para realização de uma audiência pública para ouvir os interessados no caso, mas a pretensão foi rejeitada por 6 votos a 4, contando, inclusive, com o voto contrário do vereador Marcos de Coatiba, que faz parte do grupo político liderado pela ex-deputada Pollyana Dutra.

Além de Marcos, votaram contra a discussão os vereadores Fábio Alencar, Fábio da Farmácia, Princesa, Rodolfo de Rosil e Beto Xau. Apenas Romero, Edinir Evaristo, João Leite Filho e Jorismar ‘Telefaz’ foram favoráveis.

Em entrevista ao “Liberdade Notícias”, da rádio Liberdade FM, o presidente da Câmara, Marcos Bandeira, defendeu a aprovação da mudança, negando que seja “um cheque em branco” para o não fornecimento do serviço, enfatizando que trata-se apenas de uma garantia de não acarretar em prejuízo para outros níveis da educação municipal, em casos de falta de recursos.

Ao mesmo programa jornalístico, Romero Freitas contestou esse entendimento e afirmou que caso seja aprovado o projeto a gestão municipal poderá usar argumentos financeiros e negar o transporte aos universitários que estudam em Sousa, Cajazeiras e Patos.

Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, para ser aprovada são necessários 2/3 dos votos dos vereadores, ou 9 dos 13 parlamentares.

Os que defendem a aprovação da mudança na Lei seriam Beto Xau, Fábio Alencar, Fábio da Farmácia, Princesa, Rogério Martins, Marcos Bandeira, Rodolfo de Rosil e Marcos de Coatiba.

Contrários estão Romero, Edinir, Telefaz e João Filho. Apenas Edno Dantas ainda não revelou posicionamento.

As votações do projeto devem acontecer nas sessões de segunda (11) e terça-feiras (12) da próxima semana.

Por Blog do Naldo Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras