O prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), disse, em participação no programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas, nesta quinta-feira, que o município de Patos ainda vem sentindo o impacto da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios-FPM, registrada nos últimos meses.
Sem informar os valores, Nabor afirmou que o município ainda não recuperou os valores que recebia no mesmo período do ano passado, mas ao mesmo tempo, teve que cumprir obrigações constitucionais, a exemplo dos repasses relativos a reajuste nos salários dos servidores públicos, e outras despesas correntes da gestão.
“O FPM teve quedas substanciais esse ano, acentuou mais nesse segundo semestre. O próprio governo federal reconhece isso, foi aprovado um projeto de lei na Câmara e já aprovado no senado, para que possa haver uma recomposição dos valores equiparados ao ano passado. Quando tudo sobe, sobe salário, sobem as obrigações e na hora que cai nós nos preocupamos com a qualidade dos serviços oferecidos”, disse Nabor.
O gestor patoense enfatizou que a menor oferta de serviços é, em parte, compensada pela arrecadação própria do município de Patos, mas que todos os municípios da Paraíba e do Brasil estão tomando medidas administrativas para evitar prejuízos na manutenção dos serviços essenciais prestados à população.
Nabor finalizou dizendo que é necessário o governo federal identificar as causas que estão afetando os repasses constitucionais do FPM, e encontrar um ponto de equilíbrio para recuperar os montantes.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°