
O prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), disse, em participação no programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas, nesta quinta-feira, que o município de Patos ainda vem sentindo o impacto da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios-FPM, registrada nos últimos meses.
Sem informar os valores, Nabor afirmou que o município ainda não recuperou os valores que recebia no mesmo período do ano passado, mas ao mesmo tempo, teve que cumprir obrigações constitucionais, a exemplo dos repasses relativos a reajuste nos salários dos servidores públicos, e outras despesas correntes da gestão.
“O FPM teve quedas substanciais esse ano, acentuou mais nesse segundo semestre. O próprio governo federal reconhece isso, foi aprovado um projeto de lei na Câmara e já aprovado no senado, para que possa haver uma recomposição dos valores equiparados ao ano passado. Quando tudo sobe, sobe salário, sobem as obrigações e na hora que cai nós nos preocupamos com a qualidade dos serviços oferecidos”, disse Nabor.
O gestor patoense enfatizou que a menor oferta de serviços é, em parte, compensada pela arrecadação própria do município de Patos, mas que todos os municípios da Paraíba e do Brasil estão tomando medidas administrativas para evitar prejuízos na manutenção dos serviços essenciais prestados à população.
Nabor finalizou dizendo que é necessário o governo federal identificar as causas que estão afetando os repasses constitucionais do FPM, e encontrar um ponto de equilíbrio para recuperar os montantes.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Penduricalhos Dino suspende “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão”
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil Mín. 24° Máx. 33°