A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2023, protocolada em setembro pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com o objetivo de criminalizar o porte de drogas, está programada para ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Congresso Nacional ainda no mês de dezembro.
Rodrigo Pacheco, primeiro signatário da proposta, sustenta que a discussão sobre o porte de drogas, atualmente em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é de competência do legislativo. Ele argumenta que a iniciativa do STF representaria uma "invasão de competência do legislativo".
A antecipação da votação da PEC na CCJ ocorre em meio a uma troca de desentendimentos entre Rodrigo Pacheco e o Supremo Tribunal Federal. A controvérsia surgiu devido à discussão de outra PEC que limita os poderes da Suprema Corte.
Essa segunda proposta foi aprovada com 52 votos favoráveis e 18 contrários, surpreendendo pela rapidez de sua tramitação. Vale destacar que essa PEC tinha sido apresentada em 2021, mas estava fora de pauta.
Patosonline.com
Imgem reporodução
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual Mín. 22° Máx. 37°