
Na última terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Patos encerrou suas atividades ordinárias em uma sessão que marcou o fim de um ciclo legislativo do ano de 2023. Contudo, a quarta-feira seguinte (20), foi palco de uma movimentação, quando após a última sessão ordinária, a presidente da Casa Legislativa decidiu convocar uma sessão extraordinária.
O vereador Josmá Oliveira, invocando o Artigo 123 do Regimento Interno da Câmara, destacou a importância do respeito às normas estabelecidas, onde exige um intervalo mínimo de 24 horas entre as sessões a serem realizadas. Para Josmá, a convocação da sessão extraordinária é um desacordo com o tempo regulamentar, e caracterizaria uma violação regimental.
No entanto, outros vereadores apresentaram uma perspectiva diferente, defendendo a prerrogativa de qualquer decisão que tenha impacto deliberativo ser levada a votação, mesmo que isso implique uma convocação extraordinária em curto prazo. Argumentaram que essa flexibilidade é crucial para lidar com questões urgentes e que, portanto, não configuraria uma quebra de regimento.
A vereadora e presidente da Casa Legislativa, Tide Eduardo, por sua vez, salientou a relevância da matéria discutida na quarta-feira (20), afirmando que a urgência do tema justificava a convocação rápida, mesmo após o encerramento das sessões ordinárias na terça-feira anterior. Para ela, a prioridade era evitar prejuízos ao município diante da importância do assunto em pauta.
Durante seu pronunciamento, Josmá Oliveira chamou a atenção para uma questão intrigante: ele notou que, frequentemente, a Lei Orgânica é flexibilizada em assuntos do Executivo. Por outro lado, quando a oposição tenta adicionar uma emenda, o Regimento Interno é rapidamente lembrado e discutido, levantando dúvidas sobre a coerência na aplicação das regras.
Ouça mais detalhes abaixo:
Patosonline.com
Áudio: Câmara Municipal de Patos com edição de Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas FM
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Cícero Lucena em pré-candidatura ao Governo da Paraíba
De saída! Haddad diz que deixará o governo Lula em fevereiro
Reajuste salarial Prefeito Nabor paga servidores em dia e garante reajuste acima do piso nacional para professores
Nova secretaria Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Carnaval cancelado Prefeito Henry Lira cancela Carnaval de Santa Luzia e redireciona recursos para ações emergenciais contra a crise hídrica que afeta o município
Mesa Diretora Vereadores saem em defesa de Tide Eduardo durante sessão que a reconduziu à presidência da Câmara de Patos Mín. 22° Máx. 38°