Em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta quinta-feira (28), o senador paraibano Efraim Filho (União Brasil), enfatizou a vitória parlamentar que culminou na derrubada do veto integral do presidente Lula ao Projeto de Lei (PL 334/2023). Este projeto prorroga, por mais quatro anos, a desoneração da folha salarial de 17 setores distintos da economia brasileira.
Efraim Filho classificou a derrubada do veto presidencial como "uma das maiores derrotas do governo Lula". Em suas palavras, ele criticou a postura do governo atual, afirmando que há uma tentativa excessiva de aumentar impostos e "trazer imposto novo" para impulsionar a arrecadação.
"Umas das maiores derrotas do governo Lula. O governo tem que parar com essa sanha arrecadatória de querer toda hora aumentar e trazer imposto novo para tentar arrecadar mais. Não é assim. Então esse nosso projeto diz uma mensagem muito simples e compreensível", declarou Efraim.
O projeto de lei tem como objetivo principal beneficiar famílias e trabalhadores, ao alinhar-se com a realidade do mercado de trabalho e oferecer mais segurança jurídica para os empresários. De acordo com os detalhes do PL 334/2023, as empresas poderão optar por substituir o recolhimento de 20% de imposto sobre sua folha de salários por alíquotas variando entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta.
Para equilibrar a redução na arrecadação governamental, o projeto introduz um aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação, válido até dezembro de 2027. Além disso, estabelece a diminuição da alíquota da contribuição previdenciária de 20% para 8% para municípios com população até 142.632 habitantes.
Dentre os 17 setores beneficiados pelo projeto, destacam-se áreas como confecção e vestuário, calçados, construção civil, tecnologia da informação (TI), transporte rodoviário coletivo, entre outros.
Com a promulgação da lei, espera-se um impacto significativo na economia desses setores, promovendo o crescimento, a geração de empregos e a estabilidade financeira das empresas envolvidas.
Aguarda-se agora a implementação e os efeitos práticos dessa legislação, que, segundo Efraim Filho, representa uma nova era para os setores contemplados e para a economia brasileira como um todo.
Veja o trecho da entrevista abaixo:
Por Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Cícero Lucena em pré-candidatura ao Governo da Paraíba
De saída! Haddad diz que deixará o governo Lula em fevereiro
Reajuste salarial Prefeito Nabor paga servidores em dia e garante reajuste acima do piso nacional para professores
Nova secretaria Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Carnaval cancelado Prefeito Henry Lira cancela Carnaval de Santa Luzia e redireciona recursos para ações emergenciais contra a crise hídrica que afeta o município
Mesa Diretora Vereadores saem em defesa de Tide Eduardo durante sessão que a reconduziu à presidência da Câmara de Patos Mín. 22° Máx. 38°