
A proposta de reoneração tributária em diversos setores da economia, apresentada por meio de uma medida provisória, continua gerando resistência entre os membros do Congresso Nacional. O primeiro-vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), aliado próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva )PT), expressou sua oposição à medida, enfatizando que o governo cometeu um equívoco ao optar por essa abordagem em vez de encaminhar um projeto de lei.
Veneziano, que desempenhou o papel de relator na prorrogação da desoneração até 2027 no Senado, manifestou seu descontentamento em relação à escolha da medida provisória em uma entrevista ao Sistema Correio. Segundo o senador, essa abordagem provocou um "mal-estar" entre os colegas da base governista.
"Tenho falado com alguns companheiros, inclusive no nosso grupo, e é considerável a parcela que externou seu descontentamento. Há um descontentamento considerável", declarou o senador.
Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou a medida provisória como algo "estranho" e indicou a possibilidade de devolvê-la ao Executivo após a análise do texto.
"Uma MP já impõe, tem vigência imediata. Isso cria complicadores para qualquer um desses setores da economia. A base, não falei com o pessoal do PT, demonstrou esse mal-estar. A matéria foi debatida exaustivamente no Congresso", afirmou o parlamentar.
O senador da Paraíba sugeriu que o governo poderia reconsiderar a abordagem da questão, propondo a apresentação de um projeto de lei em vez de uma medida provisória.
"Eu, pessoalmente, que sou da base, acho que o governo deveria ter conversado antes. Fui relator da matéria, que passou com folga nas duas casas. Por larga vantagem. Só depois que o governo reagiu, com os vetos (de Lula), que derrubamos. É uma questão também de respeito ao Congresso. Poderia ter encaminhado um projeto, em vez da MP", completou o senador paraibano.
Patosonline.com
Fonte - WSCOM
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Cícero Lucena em pré-candidatura ao Governo da Paraíba
De saída! Haddad diz que deixará o governo Lula em fevereiro
Reajuste salarial Prefeito Nabor paga servidores em dia e garante reajuste acima do piso nacional para professores
Nova secretaria Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Carnaval cancelado Prefeito Henry Lira cancela Carnaval de Santa Luzia e redireciona recursos para ações emergenciais contra a crise hídrica que afeta o município
Mesa Diretora Vereadores saem em defesa de Tide Eduardo durante sessão que a reconduziu à presidência da Câmara de Patos Mín. 22° Máx. 38°