O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quarta-feira (3) as datas oficiais para as eleições municipais deste ano. O pleito para a escolha de prefeitos e vereadores ocorrerá em 6 de outubro, com um possível segundo turno programado para 27 de outubro. O Distrito Federal, por sua particularidade de não possuir prefeitura, não será afetado por estas eleições.
Em um esforço para garantir transparência e ouvir a sociedade civil, o TSE programou audiências públicas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, destinadas a receber sugestões para as resoluções que vão nortear o pleito. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que assumirá a presidência do TSE, atualmente estuda questões relacionadas à inteligência artificial. Há expectativas de que uma resolução específica sobre plataformas eleitorais seja apresentada.
A corte eleitoral destacou a obrigatoriedade de registro prévio no TSE para todas as entidades que conduzem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto, a partir de 1º de janeiro. Além disso, a data de 6 de abril marca o prazo final para que partidos e federações registrem seus estatutos na instituição e para que candidatos estabeleçam domicílio eleitoral.
Para os jovens que desejam regularizar sua situação eleitoral, seja tirando o título, transferindo o domicílio ou alterando o local de votação, o prazo se encerra em 8 de maio de 2024.
A campanha de arrecadação prévia de recursos por pré-candidatos começa em 15 de maio, através de financiamento coletivo. Já entre 20 de julho e 5 de agosto, as convenções partidárias poderão ser realizadas, tendo até 15 de agosto como data limite para registrar candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
No que diz respeito à propaganda eleitoral, ela será veiculada gratuitamente no rádio e na TV por 35 dias, a partir de 30 de agosto até 3 de outubro. Importante ressaltar que, a partir de 21 de setembro, candidatos não poderão ser presos, salvo em casos de flagrante delito, e, a partir de 1º de outubro, eleitores também estarão protegidos contra prisões, exceto em situações específicas estipuladas pelo calendário eleitoral.
Com essas definições, o cenário político se aquece para as eleições municipais, e a sociedade civil se prepara para exercer seu direito democrático de escolha.
Por Patosonline.com
Com informações do R7
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Cícero Lucena em pré-candidatura ao Governo da Paraíba
De saída! Haddad diz que deixará o governo Lula em fevereiro
Reajuste salarial Prefeito Nabor paga servidores em dia e garante reajuste acima do piso nacional para professores
Nova secretaria Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Carnaval cancelado Prefeito Henry Lira cancela Carnaval de Santa Luzia e redireciona recursos para ações emergenciais contra a crise hídrica que afeta o município
Mesa Diretora Vereadores saem em defesa de Tide Eduardo durante sessão que a reconduziu à presidência da Câmara de Patos Mín. 22° Máx. 38°