
O prefeito Ailton Gomes Medeiros, da cidade de Nova Palmeira, localizada no Curimataú da Paraíba, é investigado por suspeita de ter falsificado o histórico escolar dos ensinos fundamental e médio para poder concorrer às eleições que deram posse a ele como chefe do executivo municipal, de acordo com informações da Polícia Federal.
Nesta quinta-feira (25), a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Justiça Eleitoral. A casa do prefeito e também o gabinete da prefeitura de Nova Palmeira foram alvos dos mandados.
Conforme a PF, o prefeito cometeu o crime de falsidade para fins eleitorais, que está previsto no Código Eleitoral. Atualmente, a legislação prevê que para concorrer a cargos políticos é necessário apenas a comprovação de alfabetização, sem necessariamente ter a conclusão do ensino fundamental ou médio.
Ailton Gomes foi reeleito para o segundo mandato como prefeito em Nova Palmeira em 2020. Antes disso, em 2016, foi eleito pela primeira vez para o cargo no executivo municipal. Em outras duas oportunidades, inicialmente em 2004, foi eleito como vereador da cidade, assim como em 2008. Em 2012, conseguiu o cargo de vereador pela terceira vez, no entanto, por cota partidária.
O g1 entrou em contato o prefeito Ailton Gomes, que informou que vai divulgar uma nota à imprensa ainda nesta quinta-feira (25).
Fonte: g1 PB
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Cícero Lucena em pré-candidatura ao Governo da Paraíba
De saída! Haddad diz que deixará o governo Lula em fevereiro
Reajuste salarial Prefeito Nabor paga servidores em dia e garante reajuste acima do piso nacional para professores
Nova secretaria Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Carnaval cancelado Prefeito Henry Lira cancela Carnaval de Santa Luzia e redireciona recursos para ações emergenciais contra a crise hídrica que afeta o município
Mesa Diretora Vereadores saem em defesa de Tide Eduardo durante sessão que a reconduziu à presidência da Câmara de Patos
Avaliação PoderData: desempenho pessoal de Lula é desaprovado por 57%; 34% aprovam
Laranja Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, filho de Damião Feliciano, repassa empresas de R$ 400 mil a laranja na PB, revela Metrópoles
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de esposa e nora do prefeito de Santa Luzia por nepotismo Mín. 22° Máx. 38°