Sexta, 04 de Outubro de 2024
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Policial Brasil, Policial

Após fuga, ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afasta direção da penitenciária de Mossoró

Ministro irá nomear um interventor pra comandar gestão

14/02/2024 às 22h55
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após a fuga inédita de dois presidiários, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afastou na noite desta quarta-feira (14) a direção da penitenciária de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Continua após a publicidade

Lewandowski nomeou um interventor para comandar a gestão do presídio.

Deibson Cabral Nascimento (33) e Rogério da Silva Mendonça (35) escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró às 3h17 da madrugada, apurou a CNN. Os fugitivos escalaram uma das luminárias, tiveram acesso ao teto, cortaram a cerca e pularam. Ao contrário da penitenciária de Brasília, o presídio de Mossoró não tem uma muralha para contenção.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Os investigadores trabalham com a possibilidade de falha humana ou cooptação. Isso porque ainda não há respostas sobre como eles atravessaram pelo menos 3 portas – cela, corredor e pátio – e como burlaram o circuito fechado de câmeras de TV.

Divulgação/Secretaria Nacional de Políticas Penais

Outras medidas

Mais cedo, Lewandowski mobilizou ao menos 100 agentes federais para trabalhar na captura dos fugitivos. O ministro também destacou a ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, para a “apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo”.

Continua após a publicidade
Banner Reunidas

Lewandowski também informou que as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que reúnem agentes federais e estaduais, trabalham para localizar e prender os foragidos.

Segundo o comunicado da pasta, os nomes dos fugitivos também foram incluídos no Sistema Difusão Laranja, da Interpol, que tem por objetivo alertar autoridades de outros países sobre os riscos iminentes à segurança pública e no Sistema de Proteção de Fronteiras, o que indica que as polícias de outros países possam procurar pelos criminosos.

Veja íntegra da nota das medidas de Ricardo Lewandowski

1. Determinou a ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a Mossoró, acompanhado de uma equipe de seis servidores, para a apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo.

2. Acionou a Direção-Geral da Polícia Federal para abertura de investigações e o deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos, ação que já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais.

3. Ordenou a mobilização das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colaborarem com os esforços de localização e prisão dos foragidos.

4. Instruiu a Polícia Federal (PF) para que efetuasse o registro dos nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol, bem como a sua inclusão no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que sejam procurados pela comunidade policial internacional;

5. Mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que realize o monitoramento das rodovias sob sua jurisdição e dê suporte à recaptura dos presos.

6. Mandou que fosse realizada uma imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.

Fonte: CNN Brasil

Patos, PB Atualizado às 20h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Qua 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras