
A Energisa Paraíba, em parceria com Polícia Civil, realizou 599 inspeções no Sertão da Paraíba com foco no combate ao furto de energia e ligações clandestinas. A ação, que iniciou no dia 20 de fevereiro e aconteceu em Patos, Quixabá, Malta e São José do Bonfim.
O furto de energia é crime, previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de reclusão e multa. Durante as fiscalizações, as equipes flagraram mais de 140 ligações irregulares e a Polícia executou 4 ordens de prisão pelos furtos de energia. Para essa operação, foram envolvidos 50 colaboradores da Energisa e da Polícia Civil. Ao todo a energia recuperada em estabelecimentos comerciais e residenciais, foi de 87.000 kW, o suficiente para atender 70 residências durante 6 meses.

Além de crime, o desvio de energia coloca a vida das pessoas em risco, pois essas ligações podem provocar não só a queima de equipamentos, mas também curtos-circuitos e incêndios. A prática também sobrecarrega a rede de distribuição, já que a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia.
“É importante reforçar que o furto de energia prejudica os demais clientes, pois a energia desviada sobrecarrega a rede, provocando quedas ou oscilações de energia e queima de transformadores, por exemplo”, explica o coordenador de medição e combate a perdas da Energisa Paraíba, Edivaldo Brandão.
A empresa tem investido em tecnologias de detecção e monitoramento mais avançadas, além de campanhas educacionais, para reduzir essas perdas e aumentar a arrecadação do Estado. Além disso, ações mais rigorosas de fiscalização podem desencorajar práticas ilegais e, ao mesmo tempo, promover uma distribuição mais justa e equitativa da energia elétrica para todos os cidadãos.
Nesse sentido, a colaboração entre a Energisa Paraíba, órgãos reguladores e a sociedade é fundamental para enfrentar essa questão e assegurar um desenvolvimento sustentável e próspero para a região. Somente com esforços conjuntos e conscientização sobre as consequências do furto de energia poderemos garantir um futuro mais justo e equilibrado para todos os envolvidos.

Como denunciar
A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.
Por Assessoria/Energisa
Identificação Corpos encontrados em área de mata em João Pessoa são de trabalhadores da Bahia desaparecidos
Posse NOVOS SERVIDORES: Cerca de 350 novos policiais civis começam a tomar posse como servidores estaduais
Estupro Na Paraíba: Polícia Civil prende dois homens acusados de estupro de vulnerável contra irmães menores de idade
Chacina Quatro corpos são encontrados em área de mata no bairro Brisamar, em João Pessoa
Novo comando Do Sertão: coronéis Ronildo Souza e Douglas Araújo são oficializados como novos comandante-geral e subcomandante da Polícia Militar da Paraíba
Eoneração Comandante-geral da Polícia Militar e comandante do 21º BPM pedem exoneração dos cargos na Paraíba
Incêndio em veículo Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em São José do Bonfim
Mudanças Após cerca de 13 anos, delegado Cristiano Jacques deixa superintendência de Polícia Civil em Patos e Gilson Duarte assume comando
Mudanças Delegado Rodrigo Monteiro deixa comando da 15ª Seccional de Patos após mais de dois anos com resultados expressivos; Ilamilto Simplicio assume a delegacia Mín. 22° Máx. 33°