Terça, 27 de Janeiro de 2026
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Saúde Denúncia

Servidores denunciam irregularidades no Hospital Metropolitano de Santa Rita, incluindo insetos na alimentação

Fundação PB Saúde reconhece intercorrências técnicas e afirma que medidas foram adotadas.

27/01/2026 às 05h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Servidores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, denunciaram uma série de irregularidades na unidade de saúde, entre elas a presença de insetos na alimentação servida a pacientes e funcionários. As denúncias foram encaminhadas à Rádio CBN e divulgadas nesta segunda-feira (26).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com os relatos, além dos problemas na alimentação, há falhas estruturais, especialmente no sistema de ar-condicionado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que teria provocado a necessidade de remanejamento de pacientes para outros quartos. Também foram apontadas queixas relacionadas à gestão de pessoal, como suposta falta de depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores vinculados à Fundação PB Saúde, responsável pela administração do hospital.

Outro ponto destacado pelos servidores diz respeito ao número reduzido de funcionários, considerado insuficiente para a demanda da unidade. Eles cobram a convocação de candidatos aprovados no último concurso público, alegando sobrecarga de trabalho.

Em nota, a Fundação PB Saúde informou que os problemas no sistema de ar-condicionado da UTI foram identificados e solucionados de forma imediata. Sobre a presença de insetos nos alimentos, a entidade afirmou que solicitou o reforço das ações preventivas, como medida adicional de monitoramento e segurança assistencial.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Quanto às denúncias sobre o FGTS, a Fundação explicou que houve uma intercorrência técnica no processo de compensação bancária, o que impediu o crédito na data inicialmente prevista, mas garantiu que os valores foram regularizados com as devidas correções. Em relação à convocação de concursados, a PB Saúde ressaltou que o prazo legal para convocação dos aprovados nas vagas imediatas vai até 10 de abril de 2027, podendo ser prorrogado até 2029, e que mais de 40% dos aprovados já foram chamados.

As denúncias surgem em meio a outra polêmica envolvendo o hospital: a troca de corpos de dois idosos que morreram na unidade. José Pereira e Waldeci Batista faleceram na quinta-feira (22), e o erro foi descoberto quando a família de José percebeu, durante o velório, que o corpo no caixão não era o dele. Como a família de Waldeci não realizou velório, o corpo já havia sido sepultado em João Pessoa.

Após autorização da Justiça da Paraíba, o corpo de José Pereira foi exumado na sexta-feira (23) e entregue à família. O Hospital Metropolitano informou que não identificou falhas nos procedimentos internos, mas instaurou uma sindicância para apurar o caso.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Por Patos Online
Com informações do g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 36°

Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 24°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras