O índice de reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e empatou com a aprovação, segundo a nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 21. O levantamento mostra que 35% consideram a gestão de Lula ótima ou boa, enquanto 33% avaliam o governo como ruim ou péssimo ? o maior índice desde o início do mandato. Para outros 30%, é regular.
O Datafolha entrevistou presencialmente 2.002 eleitores entre a terça-feira, 19, e a quarta-feira, 20, em 147 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
Em comparação com a pesquisa anterior do Datafolha, realizada no início de dezembro, a aprovação do governo petista recuou em três pontos percentuais, saindo de 38% para 35%. Em contrapartida, a reprovação doa gestão cresceu de 30% para 33%. O percentual é o maior registrado na série histórica do instituto, iniciada em março do ano passado.
Em outro recorte do levantamento, 58% afirmaram que o presidente fez menos pelo Brasil do que esperavam. Para outros 24%, ele cumpriu o que eles esperavam que fizesse. Já 15% consideram que Lula fez mais do que a expectativa deles.
A reprovação do petista também cresceu entre os evangélicos, passando de 38% para 43%, um aumento de cinco pontos percentuais de dezembro para março. A aprovação, por sua vez, passou de 26% para 25%.
Entre os católicos, Lula possui uma maior aprovação, com 43% do grupo avaliando o governo como ótimo ou bom ? mesmo percentual registrado em dezembro. Outros 29% reprovam a gestão do petista e 28% consideram o governo regular.
Os grupos que mais aprovam a condução de Lula na Presidência são aqueles que recebem até dois salários mínimos (40%), os nordestinos (26%), os menos instruídos (31%) e os que possuem entre 45 e 59 anos (24%).
Por outro lado, a maior rejeição se concentra entre os eleitores que possuem entre 35 e 44 aos (40%), moradores de região Sul (40%), os mais ricos (45%) e os que possuem ensino superior (22%).
O Datafolha é mais um entre os levantamentos que atestaram que a aprovação de Lula sofreu uma redução no início deste ano. Os institutos Quaest, Atlas/Intel e Ipec (antigo Ibope) também mostraram que a reprovação do governo cresceu, enquanto a avaliação positiva do Executivo apresentou uma redução.
Entre os motivos da redução da aprovação estão as declarações recentes do petista sobre Israel e a Venezuela, que impactaram sua imagem com o público. Além disso, a percepção a respeito da economia nacional e dos preços dos insumos do dia a dia piorou em comparação com levantamentos recentes.
O governo Lula também não consegue performar bem nos temas mais importantes para os entrevistados, como segurança pública e corrupção. Na semana passada, a fuga de dois detentos do presídio de Mossoró (RN) completou um mês, o que fez as críticas contra o Ministério da Justiça, comandado pelo ministro Ricardo Lewandowski, aumentarem.
Por conta da queda da avaliação do governo, Lula realizou na última segunda-feira, 18, uma reunião ministerial para traçar estratégias para conter o crescimento da rejeição. Os ministros do governo federal se comprometeram a fiscalizar ações de unidades públicas de saúde, aumentar a arrecadação fiscal e produzir campanhas de publicidade.
Fonte - Por Gabriel de Sousa / O Estadão
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação
Na conta Dinheiro em caixa: Paraíba zera pendências e todos os 223 municípios recebem FPM sem bloqueios
Jornada de Foguetes Vereador Junior Contigo parabeniza equipe “Pink Rockets” por conquista histórica com recorde de alcance no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 35°