Gerais Poda de árvores

Energisa esclarece dúvidas da comunidade sobre iluminação pública e poda de árvores

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a quem deve recorrer nessas situações. 

02/04/2024 às 19h30 Atualizada em 02/04/2024 às 19h32
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Energisa
Foto: Divulgação/Energisa

Encontrar um poste com a luz apagada à noite ou com a luz acesa durante o dia e imediatamente lembrar da concessionária de energia elétrica é bem comum. Muitas pessoas têm dúvidas quanto a quem deve recorrer nessas situações. 
 
“Por verem a taxa de iluminação pública na sua conta mensal de energia, as pessoas imaginam que a concessionária faz a manutenção da iluminação pública na sua cidade. Mas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor elétrico em todo o país, determina que implantar, expandir, administrar a operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública são tarefas de responsabilidade dos gestores municipais, ou seja, prefeituras”, explica Danillo Lelis, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Paraíba. 
 
Conforme o gerente, por mais que as prefeituras mantenham canais de atendimento à população para recepcionar os pedidos referentes à iluminação pública, tem sido comum as pessoas contatarem a Energisa para solicitar a substituição de lâmpadas queimadas ou para informar sobre postes com luzes acesas ao longo do dia. 
 
“Nesses casos, explicamos o procedimento e direcionamos o cliente para que faça a sua solicitação diretamente à gestão municipal. Sempre que precisar solicitar serviços de manutenção em pontos de iluminação pública na sua rua, bairro ou cidade, o caminho é entrar em contato direto com o poder público municipal, para que ele recepcione corretamente e dê andamento à solicitação de reparo”, esclarece ele. 
 
E quanto à poda de árvores que interferem na iluminação pública ou na rede?
 
Planejar o plantio de árvores adequadas ao convívio com as redes elétricas e realizar podas preventivas para evitar o avanço de galhos na estrutura elétrica são ações importantes para evitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica. O serviço de poda de árvores em espaço público é de responsabilidade do município, já em áreas privadas, cabe ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista, para realizar esta atividade. A Energisa só deve ser acionada, por questões de segurança, quando os fios já estão muito próximos à rede elétrica.  
 
A gerente de Construção e Manutenção da Distribuição, Danielly Formiga, explica que quando a poda não é realizada a tempo, os galhos das árvores podem ficar próximos dos cabos da rede elétrica e, havendo contato, pode ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. “Se os galhos estiverem próximos à rede elétrica a Energisa deve ser comunicada para realizar a retirada dos galhos com segurança, visto que seus times possuem capacitação específica para intervir neste tipo de situação”, explica a gerente. 
 
Os canais de atendimento da Energisa Paraíba estão disponíveis para atender às demandas da comunidade e garantir um serviço eficiente e seguro. Para situações relacionadas à poda de árvores próximas à rede elétrica ou qualquer outra questão envolvendo o fornecimento de energia, os cidadãos podem entrar em contato através dos seguintes canais: Aplicativo Energisa On, no site www.energisa.com.br ou no call center 0800 083 0196.

Continua após a publicidade

Por Assessoria/Energisa