Os jovens Otávio Sampaio e Maxiliandro Vieira de Fontes, integrantes da comissão dos aprovados no último Concurso Público para Bombeiro Militar da Paraíba, conversaram com o jornalista Marcos Oliveira, da Rádio Espinharas FM, e fizeram um apelo ao governador João Azevêdo, para que os aprovados e suplentes formem em uma única turma para a formação e reposição de efetivo no estado.
“A reinvindicação que fazemos ao governador é chamar todos os aprovados em uma turma única, para que todos nós fôssemos formados para suprir o déficit de serviços na sociedade paraibana”, disse Otávio Sampaio.
Para Maxiliandro Vieira, o efetivo do Corpo de Bombeiros atinge mais de 100 matrículas nos 223 municípios, número irrelevante quando considerado a necessidade de atender ocorrências em todo o estado, uma vez que a Lei Orgânica do Estado da Paraíba prevê mais de 1.250 Bombeiros para atender a população paraibana.
“A Lei Orgânica prevê 1.250 soldados ativos a atualmente só tem 112. Uma vez chamando chegaremos perto de garantir maior segurança para a sociedade, em muitos casos de desastres naturais e de ocorrências de risco provocadas pelo ser humano”, considerou Maximiliano.
Ele também mostrou preocupação com uma possível evasão entre os aprovados devido a demora para o preenchimento das vagas, uma vez que muitos candidatos se submetem a vários concursos e podem desistir de assumir o Corpo de Bombeiros, por assumir outras oportunidades no mercado.
Mín. 24° Máx. 37°