
O ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou na última terça-feira (18) a soltura do ex-diretor do Presídio de Cajazeiras, Tales Alves de Almeida, e do advogado Ênio Alvios. Ambos foram presos em abril sob suspeita de participarem de um esquema que liberava detentos de forma ilegal, manipulando procedimentos administrativos.
Na decisão, o ministro converteu a prisão preventiva em medidas cautelares, incluindo a proibição de contato com outros investigados e a proibição de frequentar estabelecimentos prisionais. O Tribunal de Justiça da Paraíba poderá aplicar outras medidas necessárias.
“Considerando as particularidades da presente situação, entendo que a fixação de medidas cautelares diversas da prisão mostra-se satisfatória e apropriada para a salvaguarda do bem ameaçado pela liberdade plena do paciente”, afirmou o ministro Saldanha.
Deflagrada em abril, a operação foi uma ação conjunta entre o Ministério Público da Paraíba, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Polícia Militar. O objetivo era combater crimes envolvendo agentes públicos e suspeitas de fraudes no sistema prisional da região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.
As investigações preliminares revelaram um esquema de corrupção e favorecimento ilícito que manipulava procedimentos legais e administrativos para liberar detentos, principalmente membros de facções criminosas. As práticas fraudulentas incluíam:
A operação destacou a complexidade e o alcance da organização criminosa, que utilizava diversas artimanhas para manipular o sistema prisional e judiciário. A liberação de detentos com base em documentos falsos e atividades infladas comprometia a integridade do sistema penal e a segurança pública.
Por Patos Online
Com Blog Walisson Bezerra
Ação policial Polícia Militar recupera motocicleta furtada e detém suspeito em Teixeira
Violência doméstica Polícia Civil investiga caso de violência doméstica envolvendo o cantor João Lima e a esposa, em João Pessoa
Confronto policial Suspeito morre após reagir à abordagem e trocar tiros com a polícia em Catolé do Rocha
Mandado de Prisão PM cumpre mandado de prisão civil por dívida de alimentos em Santa Luzia
Possível aborto Corpo de bebê é encontrado dentro de caixa de papelão em bairro residencial de João Pessoa
Acidente fatal Motociclista morre em acidente na madrugada deste sábado (24), no bairro Monte Castelo, em Patos
Condenação Médico é condenado a mais de 9 anos de prisão por agressões a ex-esposa, em João Pessoa
Exumação Após troca de corpos, cadáver de homem é exumado e entregue para a família na Paraíba
Tribunal do Júri Justiça marca para fevereiro julgamento de dois acusados pela morte da garota Ayla Evelly, em Patos Mín. 21° Máx. 37°