Sábado, 24 de Janeiro de 2026
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
UNIFIP
Policial Decisão

Ministro do STJ determina soltura de ex-diretor do Presídio de Cajazeiras e advogado

Na decisão, o ministro converteu a prisão preventiva em medidas cautelares, incluindo a proibição de contato com outros investigados e a proibição de frequentar estabelecimentos prisionais. O Tribunal de Justiça da Paraíba poderá aplicar outras medidas necessárias.

20/06/2024 às 22h00 Atualizada em 21/06/2024 às 20h16
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Blog Walisson Bezerra
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou na última terça-feira (18) a soltura do ex-diretor do Presídio de Cajazeiras, Tales Alves de Almeida, e do advogado Ênio Alvios. Ambos foram presos em abril sob suspeita de participarem de um esquema que liberava detentos de forma ilegal, manipulando procedimentos administrativos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na decisão, o ministro converteu a prisão preventiva em medidas cautelares, incluindo a proibição de contato com outros investigados e a proibição de frequentar estabelecimentos prisionais. O Tribunal de Justiça da Paraíba poderá aplicar outras medidas necessárias.

“Considerando as particularidades da presente situação, entendo que a fixação de medidas cautelares diversas da prisão mostra-se satisfatória e apropriada para a salvaguarda do bem ameaçado pela liberdade plena do paciente”, afirmou o ministro Saldanha.

Deflagrada em abril, a operação foi uma ação conjunta entre o Ministério Público da Paraíba, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Polícia Militar. O objetivo era combater crimes envolvendo agentes públicos e suspeitas de fraudes no sistema prisional da região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

As investigações preliminares revelaram um esquema de corrupção e favorecimento ilícito que manipulava procedimentos legais e administrativos para liberar detentos, principalmente membros de facções criminosas. As práticas fraudulentas incluíam:

  • Alegações Falsas de Enfermidades: Utilização de documentação médica falsa ou sem embasamento para justificar a liberação temporária ou definitiva de presos.
  • Remições Fraudulentas de Penas: Declaração de atividades educacionais e laborais supostamente realizadas por apenados, acelerando indevidamente processos de progressão de regime e obtenção de liberdade.

A operação destacou a complexidade e o alcance da organização criminosa, que utilizava diversas artimanhas para manipular o sistema prisional e judiciário. A liberação de detentos com base em documentos falsos e atividades infladas comprometia a integridade do sistema penal e a segurança pública.

Por Patos Online
Com Blog Walisson Bezerra

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 37°

Dom 35°C 24°C
Seg 35°C 22°C
Ter 32°C 23°C
Qua 31°C 23°C
Qui 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras