
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) decidiu, por unanimidade, aplicar uma multa ao Prefeito de Patos, Nabor Wanderley, devido a irregularidades na condução do Concurso nº 01/2018 e contratação de farmacêuticos para a UPA do Jatobá. As denúncias foram apresentadas pelo vereador Josmá Oliveira no exercício de 2021.
Entre os principais pontos apresentados na denúncia conforme observado na íntegra da decisão do TCE-PB, o parlamentar acusou o prefeito de suspender o Concurso nº 01/2018, que ainda tinha um ano de vigência, e de anunciar um novo concurso público no final de 2021, prejudicando os aprovados do certame anterior. Josmá alegou que a UPA do Jatobá, fechada há quatro anos, seria reaberta com a contratação de pessoas apadrinhadas.
Inicialmente o gestor de Patos foi notificado para se defender e consta nos autos a ocorrência de contratação de profissionais por excepcional interesse público e diretamente como Pessoa Jurídica para UPA do Jatobá, sem que tenha ocorrido processo seletivo público.
Após análise dos autos do Processo TC nº 01597/22 e dos documentos anexos, incluindo relatórios de auditoria e inspeção in loco, a 2ª Câmara do TCE/PB reconheceu e julgou procedente, em parte, as denúncias contra o Prefeito Nabor Wanderley, aplicando uma multa no valor de R$ 2.000,00, correspondente a 29,82 UFR-PB, com base no artigo 56, inciso II da Lei Orgânica do Tribunal.
A corte estabeleceu um prazo de 30 dias para que o gestor efetue o pagamento voluntário ao Fundo de Fiscalização Orçamentária e Financeira Municipal, sob pena de cobrança executiva.
O Tribunal ainda recomendou à Administração do Município de Patos que não repita as falhas evidenciadas na denúncia. Sugeriu o aperfeiçoamento da gestão de pessoal, mediante a realização de concursos públicos para suprir a demanda por servidores efetivos e evitar contratações precárias e "pejotização".
A sessão de julgamento foi realizada no último dia 16 de julho no Plenário Min. João Agripino, em formato presencial e remoto. O relator do processo foi o Conselheiro Marcus Vinicius Carvalho Farias.
A decisão foi publicada na edição Nº 3464 do Diário Oficial Eletrônico, com data de 22/07/2024. Confira abaixo o documento na íntegra:
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos, mas até o fechamento desta matéria não havíamos recebido nenhum posicionamento. O espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos.
Por Patos Online
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Mín. 23° Máx. 36°