
Nas eleições municipais de 2024, a direita se destacou nas disputas às câmaras municipais, elegendo 2.470 vereadores a mais que no pleito de quatro anos atrás. Republicanos e PL foram os que mais cresceram em relação a 2020, com 2.067 e 1.493 novos vereadores, respectivamente.
A reportagem considerou como partidos de direita PP, Republicanos, PL, Novo, PRTB e PRD (resultado da fusão entre PTB e Patriota em 2020).
Em números absolutos, neste ano o MDB foi o partido que elegeu o maior número de vereadores, conquistando 8.109 cadeiras nas câmaras municipais do Brasil. No outro extremo, o PSOL conseguiu 80 vereadores, sendo o partido com menos representantes eleitos. Confira na arte a seguir:
A eleição para vereador utiliza o sistema proporcional, o mesmo adotado para deputados federais, estaduais e distritais. Nesse modelo, o número de votos individuais do candidato não é o único fator decisivo. O desempenho geral do partido ou federação também conta na distribuição das vagas.
Os eleitores podem votar diretamente em um candidato (voto nominal) ou no partido (voto de legenda). A distribuição das cadeiras entre os partidos segue dois cálculos principais:
Esse sistema faz com que nem sempre os mais votados individualmente sejam eleitos, já que o desempenho do partido no conjunto dos votos é crucial para determinar a distribuição das vagas.
Fonte - R7
ELEIÇÕES 2026 Efraim critica ausência de Lucas Ribeiro em sabatina sobre segurança pública na Paraíba
NO STF Ministro Edson Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre Andrei Rodrigues
INSS André Mendonça revoga prisão de filho do Careca do INSS
ELEIÇÕES 2026 TRE-PB mantém candidatura de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba por 5 votos a 1
STF Ministro Flávio Dino reverte decisão de Mendonça e determina retorno de Andrei Rodrigues para chefia da PF
Paixão de Cristo Câmara de Patos aprova projeto que inclui Encenação da Paixão de Cristo no calendário religioso do município
ELEIÇÕES 2026 TRE-PB retoma julgamento de impugnação contra Cícero Lucena nesta quarta-feira
ELEIÇÕES 2026 Em Junco do Seridó, vereador defende que prefeito obrigue servidores contratados a votar em candidatos apoiados pela gestão
POLÍTICA Abertura de Comitê eleitoral em São José de Espinharas tem grande público e surpreende prefeita que comemora em suas redes sociais Mín. 22° Máx. 35°