
Nas eleições municipais de 2024, a direita se destacou nas disputas às câmaras municipais, elegendo 2.470 vereadores a mais que no pleito de quatro anos atrás. Republicanos e PL foram os que mais cresceram em relação a 2020, com 2.067 e 1.493 novos vereadores, respectivamente.
A reportagem considerou como partidos de direita PP, Republicanos, PL, Novo, PRTB e PRD (resultado da fusão entre PTB e Patriota em 2020).
Em números absolutos, neste ano o MDB foi o partido que elegeu o maior número de vereadores, conquistando 8.109 cadeiras nas câmaras municipais do Brasil. No outro extremo, o PSOL conseguiu 80 vereadores, sendo o partido com menos representantes eleitos. Confira na arte a seguir:
A eleição para vereador utiliza o sistema proporcional, o mesmo adotado para deputados federais, estaduais e distritais. Nesse modelo, o número de votos individuais do candidato não é o único fator decisivo. O desempenho geral do partido ou federação também conta na distribuição das vagas.
Os eleitores podem votar diretamente em um candidato (voto nominal) ou no partido (voto de legenda). A distribuição das cadeiras entre os partidos segue dois cálculos principais:
Esse sistema faz com que nem sempre os mais votados individualmente sejam eleitos, já que o desempenho do partido no conjunto dos votos é crucial para determinar a distribuição das vagas.
Fonte - R7
Eleições 2026 Prefeito de Mogeiro oficializa apoio à pré-candidatura de Nabor ao Senado
Atendimento médico Moraes autoriza exame de ultrassom de Bolsonaro na PF em Brasília
Primeira Infância Em reunião no TCE-PB, Francisca Motta enfatiza que o Pacto pela Primeira Infância é um caminho sem volta
Lei Magnitsky Alexandre de Moraes agradece Lula por suspensão da Lei Magnitsky
Eleições 2026 Em Campina Grande, Deputado Tovar anuncia apoio à pré-candidatura de Nabor ao Senado
Ação legislativa Vereador Samuel Pinto apresenta dois Votos de Aplauso e destaca compromisso com a valorização cultural e religiosa na Paraíba Mín. 24° Máx. 37°