A cidade de Areia de Baraúnas, localizada na Região Metropolitana de Patos, enfrenta uma crise de abastecimento de água que já dura aproximadamente um mês, em diversos pontos, segundo os moradores. Mesmo com o reservatório principal da cidade cheio e transbordando, a água não chega às torneiras das residências. Jailson Lino, morador da Rua Manoel Lourenço, relata que a situação se agrava a cada dia e que, apesar das ligações frequentes para a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), os problemas persistem.
“Já vai fazer quase dois meses que não chega água na Rua Pedro Lino e em outras ruas da cidade. É um descaso. O reservatório está cheio, e a água está sendo desperdiçada enquanto as casas estão sem abastecimento,” desabafa Jailson. De acordo com ele, ao ligarem para a CAGEPA, os moradores são informados de que a água estaria chegando normalmente, mas a realidade serie diferente.
Diante da situação, os moradores têm se visto obrigados a recorrer aos carros-pipa para suprir as necessidades básicas de consumo e higiene. Jailson e outros moradores relatam que sem essa alternativa, a situação de muitas famílias seria insustentável.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com o Jônatas Raulino, gerente da Cagepa Regional das Espinharas, que informou que a cidade está sendo abastecida por sistema de rodízio. "Se sangrou o reservatório é porque já está sobrando água na parte que está com abastecimento", disse.
O gerente informou ainda que seria solicitado para abrir o abastecimento do restante da cidade.
Por Patos Online
Mín. 23° Máx. 37°