
A mãe da paciente Maria Ysys Laurentino de Souza, residente em Patos, denunciou nesta segunda-feira (18) a negativa de transporte por parte da Secretaria de Saúde para acompanhar atendimentos médicos agendados em Campina Grande e João Pessoa. A paciente, que possui paralisia cerebral, microcefalia, bexiga neurogênica, luxação bilateral de quadris e escoliose neuromuscular, e faz acompanhamento para fisioterapia motora e respiratória, além de pré-operatório, tinha consultas marcadas para esta terça-feira (19).
Segundo a denúncia, o primeiro atendimento seria em Campina Grande às 8h30, enquanto o segundo estava agendado para João Pessoa às 13h30. No entanto, ao solicitar o transporte na manhã de segunda, a mãe relatou que o pedido foi negado, sendo informada de que não haveria como ter o deslocamento entre as duas cidades.
Diante da negativa, a mãe buscou apoio do Conselho Tutelar, que cedeu um veículo para realizar os deslocamentos necessários e garantir que a paciente recebesse os cuidados médicos.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que, em resposta à situação, emitiu uma nota explicando que o transporte foi disponibilizado para o atendimento em Campina Grande, mas destacou a inviabilidade de realizar deslocamentos para duas cidades distintas no mesmo dia.
A nota informou ainda que a Secretaria orientou a acompanhante da paciente a reagendar um dos atendimentos, evitando conflito de horários e assegurando a disponibilidade de transporte para ambos. Segundo a Secretaria, a orientação segue as normas do serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que não permite o atendimento simultâneo para deslocamentos em cidades diferentes.
Confira a nota na íntegra:
Nota Informativa
Em 19 de novembro, a acompanhante da paciente Maria Ysys solicitou o serviço de transporte para a realização de consultas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, ambas agendadas para o mesmo dia.
Diante dessa solicitação, o transporte foi disponibilizado para a cidade de Campina Grande, uma vez que não é viável realizar deslocamentos simultâneos para atendimentos em cidades distintas no mesmo dia.
Após a solicitação, a Secretaria de Saúde orientou a acompanhante a reagendar uma das consultas para outra data, a fim de evitar o conflito de horários e garantir a disponibilidade do transporte para ambos os atendimentos, conforme previsto no procedimento adotado pelo setor de Transporte do TFD.
No entanto, a acompanhante não concordou com a explicação sobre a impossibilidade de disponibilizar o transporte para duas consultas em cidades diferentes no mesmo dia. Ressaltamos que essa é uma norma estabelecida para o serviço de TFD e tem sido aplicada de forma consistente e dentro da normalidade.
A Secretaria de Saúde continua à disposição para prestar o suporte necessário, sempre de acordo com as diretrizes e normas do serviço de Transporte para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde de Patos
Setor de Transporte
Por Patos Online
Expediente Comércio de Patos estará de portas fechadas no dia 25 de dezembro
Certificação Parceria entre Juventude, Educação e ONG certifica alunos do EJA e concluintes de curso de barbearia em Patos
Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos Mín. 23° Máx. 34°