
Na tarde deste domingo, 29 de dezembro, a Diocese de Patos deu início ao Ano Santo Jubilar da Esperança 2025, durante celebração repleta de simbolismo e fé. A solenidade começou com o rito Collectio de Abertura do Ano Jubilar na Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio, marcando oficialmente a entrada da Igreja Particular de Patos no Jubileu proclamado pelo Papa Francisco no último dia 24, solenidade do Natal do Senhor, em Roma.
O rito incluiu o canto de abertura, a saudação inicial, exortações litúrgicas e a leitura de trechos da Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário, além da proclamação de uma perícope evangélica. Este momento solene destacou a importância de bendizer e louvar a Deus no início deste tempo especial de renovação espiritual.
Após o rito, os fiéis participaram de uma peregrinação que conduziu a Cruz do Ano Jubilar desde a matriz de Santo Antônio até a Sé Catedral de Nossa Senhora da Guia, no centro de Patos. O cortejo, que percorreu algumas ruas, foi marcado por cânticos e devoção, simbolizando a caminhada de fé da comunidade diocesana.
Na Catedral, a celebração culminou com a Solene Eucaristia da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, presidida pelo bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva e o clero da diocese. Durante a missa, foi proclamada a abertura oficial do Ano Santo Jubilar da Esperança 2025.
O Jubileu 2025: Esperança para o mundo
Proclamado pelo Papa Francisco, o Jubileu da Esperança 2025 é um Ano Santo Ordinário, celebrado por toda a Igreja Católica. Os Anos Santos ocorrem aproximadamente a cada 25 anos e são momentos especiais para os católicos aprofundarem a fé, fortalecerem a comunhão e viverem a reconciliação com Deus e com os irmãos.
Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu 2025 convida os fiéis a refletirem sobre a esperança cristã em meio aos desafios da atualidade. Durante este período, os católicos são chamados a participar de peregrinações, receber indulgências plenárias e praticar obras de caridade, reafirmando a centralidade do Evangelho em suas vidas.
Texto: José Filho, Comunicação Diocesana









Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
Mín. 23° Máx. 36°