
O médico Rafael Nóbrega, da UPA do Jatobá, falou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, sobre o aumento dos casos de viroses respiratórias e intestinais atendidos no setor ambulatorial no início deste ano de 2025, na cidade de Patos.
De acordo com o Dr. Rafael, o crescimento nos casos é esperado devido ao maior contato entre as pessoas durante as festividades de fim de ano e o início do período de férias para uma parte significativa da população.
"Houve um aumento até significativo tanto das viroses intestinais quanto das viroses respiratórias. Esse crescimento é esperado por conta da sazonalidade, pois, durante o Natal, Ano Novo e as férias, há um maior contato entre as pessoas, o que favorece o surgimento dessas viroses", explicou o médico.
Ele destacou que sintomas como febre, tosse, coriza, pneumonia, diarreia, náuseas e vômitos são comuns nesta época do ano e merecem atenção para evitar complicações.
O Dr. Rafael orientou a população sobre os cuidados preventivos, como o uso de máscaras, a atenção à higiene e a limitação de contato com pessoas mais vulneráveis. Caso os sintomas persistam ou não melhorem com o uso de medicação, é recomendado procurar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias Mín. 23° Máx. 32°