O médico Rafael Nóbrega, da UPA do Jatobá, falou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, sobre o aumento dos casos de viroses respiratórias e intestinais atendidos no setor ambulatorial no início deste ano de 2025, na cidade de Patos.
De acordo com o Dr. Rafael, o crescimento nos casos é esperado devido ao maior contato entre as pessoas durante as festividades de fim de ano e o início do período de férias para uma parte significativa da população.
"Houve um aumento até significativo tanto das viroses intestinais quanto das viroses respiratórias. Esse crescimento é esperado por conta da sazonalidade, pois, durante o Natal, Ano Novo e as férias, há um maior contato entre as pessoas, o que favorece o surgimento dessas viroses", explicou o médico.
Ele destacou que sintomas como febre, tosse, coriza, pneumonia, diarreia, náuseas e vômitos são comuns nesta época do ano e merecem atenção para evitar complicações.
O Dr. Rafael orientou a população sobre os cuidados preventivos, como o uso de máscaras, a atenção à higiene e a limitação de contato com pessoas mais vulneráveis. Caso os sintomas persistam ou não melhorem com o uso de medicação, é recomendado procurar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Mín. 23° Máx. 37°