
Na manhã desta terça-feira, 14, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley anunciou um pacote de leis voltado à inovação e ao desenvolvimento econômico, reafirmando o compromisso de tornar o município em um polo tecnológico. O conjunto de medidas, anunciado durante evento realizado no auditório master do Sebrae, busca atrair investimentos, apoiar startups e preparar Patos para os desafios da economia do futuro.
De acordo com o gestor municipal, a cidade de Patos é destaque nos mais diversos setores como saúde, educação, além de ser um polo calçadista, mas agora chegou o momento de inovar e transformar o município em um polo tecnológico, de inovação e de trabalho e consequentemente, promover mais oportunidades para os patoenses.
“Estamos fazendo a convocação extraordinária da Câmara Municipal para que esses projetos sejam analisados e aprovados. São projetos importantíssimos para o desenvolvimento do nosso município, principalmente nessa área de ciência e tecnologia, de inovação, de oportunidade de novos empregos e o que nós queremos, a nossa meta é transformar o município em um grande polo tecnológico para que a gente possa atrair empresas e dar oportunidade aos nossos jovens de estudar, mas ter o seu emprego e ter a sua renda”, enfatizou.
Composto por iniciativas legislativas, o pacote foi entregue a presidente da Câmara de Vereadores, Tide Paulino, o qual será analisado, passará por votação e aprovação. As propostas buscam estimular o empreendedorismo, atrair investimentos através de concessão de benefícios e incentivos fiscais, apoiar startups e incentivar a colaboração entre empresas, universidades e o setor público.
“Nós já encaminhamos ontem, segunda-feira, 13, a solicitação para a convocação da Câmara dos Vereadores com a apresentação dos projetos e hoje oficialmente apresentamos à sociedade, a imprensa esses projetos de leis e agora, vamos esperar que a Câmara até o final da semana já possa analisar e votar para que a gente não perca tempo, nós não podemos perder tempo, temos muito trabalho pela frente”, concluiu Nabor Wanderley.
Os projetos que foram entregues são:
1. InovaPatos: Institui a política municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação;
2. Acelera Patos: Cria um programa de isenções fiscais para empresas de Ciência, Tecnologia e Inovação;
3. Conecta+Patos: Cria uma agência de conexão entre empresas e mercado de trabalho;
4. Selo “Patos Inovação em Movimento”: Cria prêmio para empresas que se destacam em inovar;
5. ProInova: Cria uma política de incentivo ao registro e proteção de invenções.
O secretário de Ciências, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Vinícius de França, falou da importância desse pacote de leis que tem como objetivo de trazer programas e projetos que irão tornar Patos em uma cidade interessante para o investimento de empresas nas ciências e tecnologias.
“Com a aprovação dessas leis iremos criar um sistema municipal de ciências e tecnologias de inovação com um conselho, com um fundo, com uma política sólida, preparada para a nossa região”, comentou.
A solenidade que marca o início de uma nova fase para Patos, contou com a participação de secretários municipais, vereadores, servidores públicos, instituições de ensino, Sebrae e população em geral.
Secom – Prefeitura de Patos





Saúde Hemodinâmica de Patos garante atendimento decisivo e salva paciente com trombose pulmonar aguda
Falta de água Cagepa informa interrupção no abastecimento de água em sete bairros de Patos após problema elétrico em elevatória
Chuvas VCAN mantém céu carregado e favorece pancadas no Sertão; Patos pode ter chuva à tarde e à noite
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias Mín. 23° Máx. 32°