
O Complexo Coremas-Mãe D’Água, localizado no município de Coremas, no Sertão da Paraíba, começou a receber água no último dia 13 de janeiro e apresentou um aumento significativo de 26 centímetros em sua lâmina d’água até este sábado (18 de janeiro).
De acordo com informações do ex-secretário de Meio Ambiente de Coremas, José Albertino, esse incremento corresponde a um volume de 17.576.468 m³ (dezessete milhões, quinhentos e setenta e seis mil, quatrocentos e sessenta e oito metros cúbicos) de água acumulada. Antes disso, até o dia 12 de janeiro, o reservatório vinha registrando apenas perdas de volume.
O Complexo Coremas-Mãe D’Água é composto pela junção da Barragem Mãe D’Água, que abastece diversas cidades do Sertão da Paraíba, e do açude Estevam Marinho. A capacidade total do manancial é de 1 bilhão 289 milhões 163 mil 194 m³.
Atualmente, segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA), da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o volume acumulado é de 585.467.460 m³, o que representa 45,41% da capacidade total.
O complexo é fundamental para o abastecimento hídrico de várias cidades do semiárido paraibano, além de ser uma fonte estratégica para irrigação, consumo humano e controle de estiagens. A recarga atual é um reflexo das chuvas que vêm ocorrendo no Sertão da Paraíba, trazendo esperança para os moradores e produtores rurais da região.
A expectativa é de que o volume continue a aumentar nas próximas semanas, à medida que o período chuvoso avança, reforçando a segurança hídrica e minimizando os impactos da estiagem prolongada que tem atingido a região nos últimos anos.
Por Patos Online
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
LUTO AISP emite nota de pesar pelo falecimento de Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, sócio-fundador da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano
LUTO! Bailarina e empresária campinense Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, morre após complicações durante o parto
Alta médica Ninão recebe alta hospitalar após amputar a segunda perna Mín. 21° Máx. 35°