O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, recebeu, nesta quinta-feira, 20, a deputada estadual, Francisca Motta, a Secretária Estadual da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, a Capitã Isabela, Comandante Estadual da Patrulha Maria da Penha e a Coordenadora Estadual do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, Mônica Brandão.
Na ocasião, foi discutida a implantação da patrulha Maria da Penha que irá atender 21 municípios da região.
O prefeito destacou a autorização para a implantação de um equipamento que irá agregar fortalecimento na Rede de Proteção já existente em Patos.
“O governador João Azevêdo, atendendo a um pleito da deputada Francisca Motta, autorizou a instalação da Patrulha Maria da Penha em Patos e para toda a nossa região. Uma ação importante que visa combater a violência contra a mulher e, nada mais importante do que a chegada da patrulha para fortalecer toda uma rede de proteção que nós temos aqui em nosso município”, comemorou.
Lídia Moura explicou sobre o processo que está iniciando para a execução do Programa.
"Nós estamos iniciando o processo para instalação da base de Patos que vai atender 21 municípios a partir da cidade de Patos, em que a equipe vai começar a fazer todo o diagnóstico para depois fazer o curso de formação para, finalmente, fazermos a instalação do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha".
O Programa atende a 130 municípios e com a base de Patos passará a atuar em mais de 150 municípios, sendo que o objetivo é atender mulheres que têm ou solicitaram Medidas Protetivas.
"Para garantir o cumprimento dessa medida protetiva, existe uma equipe multiprofissional junto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, toda a segurança, Tribunal de Justiça para a garantia do cumprimento dessas medidas e a proteção da vida das mulheres", enfatizou sobre a equipe que trabalhará no local.
"Agora, Lídia passou todas as coordenadas para o prefeito Nabor, para a secretária e, agora lutar, para o mais breve essa Patrulha ser inaugurada e Patos contar com mais esse equipamento importante para a mulher paraibana”, disse a parlamentar Francisca Motta, autora da solicitação.
Já a secretária da mulher e diversidade humana de Patos, Jéssica Alexandre, comemorou a boa notícia para a cidade e destacou a união de forças para que o programa seja executado.
"Esse é um trabalho em parceria da Prefeitura de Patos juntamente com o estado da Paraíba e, esse é o nosso objetivo, sempre trabalhar em prol das nossas meninas patoenses, das nossas mulheres patoenses para que elas não somente se sintam protegidas e amparadas, mas que de fato elas estejam", pontuou.
Por Secom - Prefeitura de Patos
Mín. 22° Máx. 36°