A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (11), a Operação Leviatã, com o objetivo de reprimir atos preparatórios de terrorismo e a incitação ao ódio no ambiente digital, na Paraíba. A ação faz parte de uma estratégia nacional voltada ao combate do extremismo violento e da intolerância nas redes e foi deflagrada após um relatório encaminhado pelo FBI à PF.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Pocinhos, no interior da Paraíba. A medida visa a coleta de provas que possam aprofundar a investigação e permitir a identificação de possíveis coautores envolvidos na disseminação de conteúdos de natureza extremista.
Segundo a PF, o FBI apontou a existência de comunicações contendo discursos de ódio, motivados por questões raciais e étnicas, bem como adesão a ideologias radicais e intolerantes. O material analisado revelou uma clara predisposição do investigado para a prática de atos violentos, o que acendeu o alerta das autoridades para possíveis ameaças à segurança nacional.
Na ação, foram apreendidos celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados, considerados essenciais para o avanço das investigações. A Polícia Federal destacou que o foco da operação é conter a propagação de ameaças, discursos de ódio e prevenir possíveis atentados motivados por ideologias extremistas.
A operação recebeu o nome de Leviatã, uma referência à criatura mitológica frequentemente associada ao caos e à destruição, simbolizando o risco representado pelas ideologias extremistas no contexto atual.
Por Patos Online
Com informações da PF
Mín. 24° Máx. 34°