Na manhã deste sábado, 9 de agosto de 2025, foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba a portaria que transfere para a Reserva Remunerada “Ex-Offício” o Major da Polícia Militar Joserley Oliveira Bezerra, encerrando uma trajetória de 33 anos e meio de dedicação, disciplina e amor à farda.
Os colegas de profissão do 6º BPM em Cajazeiras, fizeram uma linda homenagem para marcar essa nova etapa na vida do Major Joserley.
“Nós só temos a agradecer a Deus por ter convivido todos esses anos com o Major Joserley. Muito obrigada Joserley por sua amizade, por sua lealdade, seu companheirismo e pelo zeno pela corporação, sempre honrou essa farda que vestiu”, disse Major Eugênio emocionado.
Natural de Cajazeiras, no Alto Sertão Paraibano, Joserley ingressou na Polícia Militar em 1º de março de 1992, conquistando o 4º lugar no concurso de admissão. Já no ano seguinte, foi aprovado para os cursos de formação de cabos e de sargentos, concluindo o último no Centro de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), na capital. Ao final de 1993, foi promovido a 3º Sargento e, ao longo dos anos, ascendeu a 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente.
Em 2015, alcançou nova etapa na carreira ao ser aprovado para o Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), realizado na Academia de Polícia do Cabo Branco. Após dez meses de intensos estudos e treinamentos, foi promovido a 2º Tenente, seguido por 1º Tenente, Capitão e, mais recentemente, Major — posto que ocupou até a publicação de sua transferência para a reserva.
Hoje com 57 anos de idade, Major Joserley usufrui dos frutos de uma trajetória profissional marcada por passagens em diversas cidades do interior paraibano, incluindo Cajazeiras, São José de Piranhas, Carrapateira, Sousa, Marizópolis e, por último, São João do Rio do Peixe, onde comandou o Pelotão da Polícia Militar desde 13 de novembro de 2018.
Como um gesto simbólico, o Major recebeu de seus colegas, das guarnições em serviço na região, mensagens de agradecimento e despedidas. Emocionado, Major Joserley falou das homenagens que recebeu dos colegas e deixou um recado para todos que estão entrado para o serviço da Policia Militar.
“Quando eu era sargento a gente pensava muito em chegar esse momento, mas a gente não tinha ideia de que era assim. Ser Policial Militar é uma opção de vida, é uma coisa que tem dentro de nós. É uma família, é uma vida. Quero dizer que devo tudo ao senhor, a Deus., porque saio com reconhecimento do comendo, reconhecimento da tropa e é isso, maravilhoso”, disse.
“Aos guerreiros que estão entrando agora, todos que estão entrando, que permanecem nela [PM], que honrem por essa farda. Honrem ela, porque ela está lhe vestindo, você é um representante dela. Exerçam com amor, com dedicação essa difícil missão que é ser Policial Militar”, completou.
O Sargento Celismar, que trabalhou no comando do Major nos últimos anos, falou do apoio, da acolhida e agradeceu os anos de serviços prestados juntos.
“Eu peguei esses últimos anos do Major, que me prestou todo o apoio nas cidades de São João do Rio do Peixe e de Santa Helena. Ele me acolheu no sue comando e estava sempre a disposição d atropa. Então, quero agradecer comandante pela sua dedicação, pelo seu comando”, destacou o Sargento.
Major Eugênio, do 6º BPM destaca o legado que Joserley deixa na região.
“Hoje foi muita emoção, mas a gente fica feliz por essa vitória alcançada pelo Major Joserley. Ele que entrou na Polícia Militar como soldado e chegou ao posto de oficial superior, Major. Poucos conseguem. Isso graças ao amor que ele tem à Polícia Militar, a fé que ele tem em Deus, os estudos que ele fez dentro da corporação. Isso é mérito dele. Ele sempre foi uma pessoa muito dedicada, esforçada e o troféu dele é a reserva remunerada, é o que todos nós sonhamos um dia”, falou.
Veja abaixo a publicação no Diário Oficial:
Honrarias – O reconhecimento por sua atuação veio em forma de homenagens: Título de Cidadão de Santa Helena, Voto de Aplausos da Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe e o prêmio Melhores do Ano (2023) em evento promovido pelo Sistema Diário de Comunicação.
Carreira ilibada – O Major Joserley encerra a carreira com comportamento excepcional, sem qualquer registro de punição disciplinar ou processo criminal — marca rara e que evidencia sua conduta ilibada. Sua ficha funcional é exemplo de integridade e comprometimento.
Fé e espiritualidade – Convertido à fé evangélica em 04 de fevereiro de 1999, sempre pautou sua vida pessoal e profissional na confiança em Deus. Entre os colegas de farda, era conhecido pelo companheirismo, respeito e camaradagem. No trato com a população, manteve o compromisso de tratar cada cidadão com dignidade e dentro da legalidade.
Família – Casado há 26 anos com a senhora Elma Mendes de Oliveira, sempre defendeu a família como pilar fundamental da vida. Agora, ao pendurar a farda, leva consigo o respeito da tropa e o carinho da comunidade que serviu com tanto zelo.
A história do Major Joserley é mais que um capítulo na Polícia Militar da Paraíba — é um exemplo vivo de que servir é, acima de tudo, um ato de amor e fé.
Fonte: Diário do Sertão
Mín. 21° Máx. 37°