Uma operação conjunta entre a Energisa Paraíba, a Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC) identificou, nesta quarta-feira (27), ligações clandestinas de energia em uma indústria de cerâmica, em residências e pontos comerciais na cidade de Conceição, no Sertão.
Batizada de “Derruba Gato II”, a ação resultou na condução de cinco pessoas à delegacia. De acordo com o delegado Deivison Moraes, todos pagaram fiança e vão responder ao inquérito em liberdade, mas deverão ser indiciados e enfrentar processo penal, com possibilidade de pena de prisão e multa.
Na terça-feira (26), outra ação já havia sido realizada em Boqueirão, onde oito pessoas foram presas por furto de energia em propriedades rurais. Com essas ações, o número de envolvidos detidos em 2025 por esse tipo de crime na Paraíba chegou a 113.
O furto de energia é crime previsto em lei e gera prejuízos diretos à população, afetando a qualidade do fornecimento e representando riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e até acidentes fatais.
Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba, destacou a gravidade da prática.
“Qualquer intervenção na rede elétrica representa um risco à segurança, pois geralmente é feita por pessoas sem conhecimento técnico, o que pode causar choque elétrico, incêndio e até morte. No caso específico desses estabelecimentos comerciais, o perigo se estendia também aos frequentadores e à população ao redor, além de sobrecarregar os clientes que pagam suas contas em dia”, afirmou.
A Energisa reforça que realiza inspeções diárias em todo o estado, mas que a participação da população é fundamental no combate às fraudes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp (83) 9 9135-5540 ou pelo aplicativo Energisa On.
Por Patos Online
Mín. 20° Máx. 36°