Segunda, 15 de Setembro de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Policial Condenação

Câmara Criminal mantém condenação por injúria racial contra servidor em Uiraúna

A decisão, relatada pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho, foi pela negativa de provimento ao recurso da defesa, que pedia a absolvição por suposta falta de provas.

15/09/2025 às 15h25
Por: Felipe Vilar Fonte: Lenilson Guedes/TJPB
Compartilhe:
Des. Joás de Brito, relator do processo (Foto: Divulgação)
Des. Joás de Brito, relator do processo (Foto: Divulgação)

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a condenação de uma mulher acusada de injúria racial contra um servidor público da secretaria municipal de Saúde de Uiraúna. A decisão, relatada pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho, foi pela negativa de provimento ao recurso da defesa, que pedia a absolvição por suposta falta de provas.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

De acordo com os autos, a acusada, insatisfeita com a demora no agendamento de um exame para sua filha, dirigiu-se à Central de Marcação do município e, ao não encontrar o servidor responsável, proferiu ofensas contra ele, chamando-o de “negro urubu” e “babão”, além de outras expressões depreciativas. O fato foi presenciado por funcionárias da secretaria, que confirmaram as agressões verbais.

Em primeira instância, a mulher foi condenada a dois anos de reclusão, além do pagamento de dez dias-multa, com a pena privativa de liberdade substituída por duas restritivas de direitos.

No recurso, a defesa sustentou inexistirem provas suficientes para manter a condenação. Entretanto, o relator do processo nº 0807039-38.2024.8.15.0371 destacou que, em crimes de injúria racial, a análise deve considerar se houve dolo em menosprezar ou diminuir a vítima com base em elementos ligados à raça ou cor.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Segundo o desembargador Joás de Brito, “a expressão utilizada pela ré para dirigir-se à vítima demonstra que foi utilizada em contexto que demonstra o dolo em subjugá-la, discriminá-la ou menosprezá-la, ofendendo a sua dignidade ou decoro”. Ele ressaltou ainda que a palavra da vítima, firme e coerente nas fases do processo, foi corroborada por testemunha presencial, o que confere robustez probatória à acusação.

"Não há como prosperar as alegações aventadas pela ora apelante, cujo decreto condenatório se mostra compatível com os elementos fático-probatórios verificados nos autos", pontuou o relator.

Da decisão cabe recurso.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Por Lenilson Guedes/TJPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uiraúna - PB
Sobre o município Notícias de Uiraúna - PB
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras