Segunda, 24 de Novembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Política Racha

Motta rompe com líder do PT e agrava atrito entre Planalto e Congresso

Interlocutores afirmam que o presidente da Câmara não acolherá “mais nada” que venha do líder do PT e preveem clima ruim por bastante tempo

24/11/2025 às 17h30 Atualizada em 24/11/2025 às 19h38
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O presidente da Câmara dos DeputadosHugo Motta (Republicanos-PB), confirmou nesta segunda-feira (24/11), ao Metrópoles, que rompeu com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ). A crise é causada por uma série de críticas do petista contra Motta, numa escalada de atritos que chegou a seu ponto mais grave na tramitação do PL Antifacção.

Continua após a publicidade
Black Feirao

Nos últimos meses, o desgaste entre o comando da Câmara e o Palácio do Planalto tem aumentado. A situação escalonou após Motta escolher o deputado Guilherme Derrite (PL-SP) para relatar o projeto de Lei Antifacção, o que desagradou ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após a escolha, Farias deu uma série de entrevistas falando mal de Motta. Em uma das declarações, disse o seguinte sobre a escolha de Derrite: “Ele conseguiu fazer uma lambança em um tema muito importante […] primeiro pela escolha do relator, porque é um projeto de autoria do Executivo, a gente não estava exigindo um relator do PT; tinha que ser alguém neutro, que tivesse um diálogo”.

Antes disso, Lula havia feito uma declaração, durante um evento, com a presença do político paraibano no palco, criticando o Poder Legislativo. Na oportunidade, o presidente da República afirmou que o Congresso nunca teve qualidade tão “baixo nível como tem agora”, o que, segundo aliados, também teria incomodado o presidente da Câmara.

Segundo um interlocutor de Motta, não há mais negociação com o petista: “Não tem coisas vindas dele, o presidente não acolhe”, afirmou.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Lula vs Alcolumbre

Do lado do Senado, o clima também não anda bom para Lula. Após a escolha do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), está sem falar com ninguém do governo.

O presidente da Casa Alta se viu afrontado por Lula com a indicação de Messias, visto que defendia o nome de seu aliado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para ocupar a vaga na Suprema Corte.

Em resposta a Lula, Alcolumbre anunciou, no mesmo dia da indicação, que pautaria um projeto contrário aos interesses do governo, que regulamenta a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 23°C
Qui 37°C 24°C
Sex 38°C 24°C
Sáb 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras