
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25/11) que a Câmara dos Deputados seja notificada sobre a perda de mandato do deputado federal Alexandre Ramagem (PL).
A medida vem logo depois de o ministro declarar que a ação penal da trama golpista na qual Ramagem foi condenado a 16 anos de pena já transitou em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso).
Com isso, o deputado já pode começar a cumprir a pena, assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses na mesma ação.
Na decisão, Moraes manda que a Presidência da Câmara seja oficiada sobre a perda do mandato do parlamentar, a qual deverá ser declarada pela Mesa da Câmara dos Deputados.
Atualmente, Ramagem está foragido nos Estados Unidos. Apesar de ter medidas cautelares que o impediam de deixar o Brasil, o deputado foi visto em um condomínio de luxo em North Miami nas últimas semanas.
Com isso, Moraes determinou a a expedição do mandado de prisão e inserção no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões (BNMP).
O prazo para apresentação dos segundos embargos de declaração se encerrou na segunda-feira (24/11). Esses recursos têm a função de esclarecer pontos da decisão condenatória, mas não foram apresentados pelas defesas. A partir do trânsito em julgado, o ministro Alexandre de Moraes poderá determinar o início da execução das penas.
Fonte: Metrópoles
Rompimento Após romper com líder do PT, Motta rompe com líder do PL também
Eleições 2024 Após Olívia, Segundo Domiciano e Cicinho Lima disputam segunda posição entre eleitores patoenses para deputado estadual
Cumprimento de pena Moraes determina início do cumprimento da pena de Bolsonaro na Superintendência da PF, em Brasília
Cumprimento de pena Ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres é preso pela PF, em Brasília
Eleições 2026 Olívia Motta aparece em 1º na preferência do eleitorado patoense na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa e é seguida por Segundo Domiciano; confira os números
Trânsito em julgado STF declara fim de processo, e Bolsonaro já pode cumprir pena
Cumprimento de pena Generais Heleno e Paulo Sérgio são presos e vão para celas do Exército
Cumprimento de pena Braga Netto cumprirá pena na 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro
64 Anos Reunião Estratégica Define Ações de Segurança para as Festividades dos 64 Anos de Emancipação Política de Salgadinho Mín. 23° Máx. 37°